COMÉRCIO: Semana do Consumidor vai até o dia 16

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Atualizado há 4 anos

Arcos verde e amarelo estão espalhados no Vale do Iguaçu: onde tem o símbolo, tem promoção
Arcos verde e amarelo estão espalhados no Vale do Iguaçu: onde tem o símbolo, tem promoção

Você já reparou que o centro de União da Vitória e Porto União está decorado com arcos de balões verde e amarelo? E não se engane: isso nada tem a ver com as comemorações da Independência, lembrado no dia 7. Trata-se da Semana do Consumidor, uma iniciativa da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) local e apoiada, como dá para perceber numa simples caminhada pelo anel central, pela maioria dos comerciantes do Vale do Iguaçu. A campanha marca o dia do consumidor, lembrado na sexta, 15.

Com ofertas bem interessantes e atrativos que levam o cliente para dentro da loja, a Semana espera fomentar as compras no comércio. Esta é a primeira edição da proposta. Ela começou no dia 8 e segue até sábado, 16. “Foi um grande sucesso já no lançamento da campanha e esperamos que isso continue, até o final dela, no sábado”, comenta o lojista, José Falk, membro da diretoria da CDL.

Lojas que participam da campanha são “marcadas” com um selo, bem visível, na entrada do estabelecimento. Além disso, as cores verde e amarelo, aparecem com força, tanto na decoração quanto nos arcos. A marca ajuda o consumidor na escolha.

Até sexta, os lojistas que aderem ao movimento vão oferecer descontos, promoções e sorteio de brindes e produtos. Para quem reservou parte do salário de setembro, a oportunidade é a de fazer bons negócios. “Estamos bem felizes com os resultados. A maioria dos nossos associados abraçou a causa, absorveu a ideia. Cada lojista que decidiu por isso, pode oferecer um desconto verdadeiro. Cada lojista monta sua oferta, bem tranquilo, para o que for melhor para ele e para o consumidor”, comemora o presidente da CDL, Artibano Nhoatto.

DIA MUNDIAL DO CONSUMIDOR

A data foi comemorada pela primeira vez em 15 de março de 1983. O dia foi escolhido em razão do famoso discurso feito, em 15 de março de 1962, pelo então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy. Em seu discurso, Kennedy salientou que todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido. Isto provocou debates em vários países e estudos sobre a matéria, sendo, por isso, considerado um marco na defesa dos direitos dos consumidores.

No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor foi instituído em 11 de setembro de 1990, com a Lei nº 8.078, mas entrou em vigor apenas em 11 de março de 1991.