DIA DOS NAMORADOS: Vendas caem em todo o País

Primeiros números divulgados por dois institutos de pesquisa revelam queda. No Vale do Iguaçu, avaliação ocorreu na noite de ontem

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Atualizado há 8 anos

Não é que tenha faltado romantismo. Nem amor. Talvez faltou mesmo dinheiro. Seja qual for o motivo, pesquisas indicam que neste ano as vendas de presentes para o Dia dos Namorados foi menor. Dois indicadores, Serasa Experian e SPC Brasil, confirmam o dado, embora apresentem números distintos.

De acordo com o Serasa, a data teve o pior desempenho desde 2006. A pesquisa mostra que durante a semana da data, entre os dias 6 e 12, as vendas em todo o Brasil caíram 9,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. No final de semana do Dia dos Namorados, dias 11 e 12, houve queda de 10,7% em todo o País, na comparação com o final de semana equivalente ao do ano anterior. De acordo com os economistas da Serasa, o crédito mais escasso e mais caro, a queda do poder de compra dos brasileiros, tendo em vista a escalada do desemprego, e a inflação ainda em patamar elevado, afetaram negativamente o movimento varejista no Dia dos Namorados deste ano.

Já o dado mais interessante da pesquisa da SPC Brasil, em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), é de que as vendas parceladas caíram 15%. Foi a terceira retração consecutiva. Esta queda esteve especialmente presente entre os dias 5 e 11, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Concordando com a equipe da Serasa, para o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, o varejo já não conta com os mesmos fatores que ajudaram a impulsionar o setor em anos anteriores, como o alto nível de emprego, crescimento real da renda e a oferta de crédito mais barata aos consumidores. “Considerando o fraco desempenho das outras datas comemorativas ao longo de 2015 e no início de 2016, a expectativa dos lojistas já era baixa. A piora das condições econômicas, como o aumento do desemprego, da inadimplência e o crédito mais restrito, vem exercendo forte impacto sobre o consumidor, que acaba sendo obrigado a limitar e rever seus gastos para salvar as finança”, avalia Pinheiro.

No Vale do Iguaçu, conforme o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), uma avaliação mais detalhada sobre as vendas aconteceu na noite de ontem e deve ser divulgada nos próximos dias. Luciano Karpovisch, na contramão da maior parte do Brasil, acredita que na região as negociações foram positivas.

O Dia dos Namorados é a terceira data mais lucrativa para o comércio, ficando atrás somente do Natal e do Dia das Mães. Neste ano, também segundo os indicadores de pesquisa, os produtos mais procurados neste período foram os do vestuário, calçados, perfumaria, floricultura, joias e bijuterias.