DIA DOS PAIS: Na onda das promoções, roupas e calçados continuam em alta

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Atualizado há 8 anos

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Expectativa é de boas vendas para a data: empolga, mas nem tanto. (Fotos: Bruna Kobus).

O Dia dos Pais é uma data bem diferente das demais para o comércio do Vale do Iguaçu. É que pai que é pai, nem liga para presente. Ou se liga, finge que não. Por isso, os presentes são mais em conta, quase lembrancinhas. Mas, todo bom filho vai separar um dinheiro para agradar quem lhe deu à vida e muito provavelmente, muitas broncas também.

No dia 14, o dia é de comemoração. Nesta semana, portanto, serão dias de movimento nas lojas. “Acho que vai ser uma data tranquila. As outras datas foram boas e esperamos que esta seja também”, diz o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Luciano Karpovisch. Conforme ele, de novo, roupas e calçados, por conta das promoções, seguem como boas – e as mais procuradas – opções para presente. Neste mesmo contexto, a linha de perfumaria também aparece em alta.

Mas, em alta mesmo estão os jantares e almoços em família. Sim, simples e aconchegantes, eles aparecem na lista de presentes dos filhotes em um percentual interessante.

No Vale do Iguaçu, sondagem feita por O Comércio mostra que vários estabelecimentos vão trabalhar apenas com reservas no dia 13, véspera da data, e no dia 14, Dia dos Pais. No Restaurante Dal Bó, por exemplo, tem até plaquinha avisando da necessidade da reserva. Para a equipe do estabelecimento, a parte gastronômica combina com os pais e também com o Dia das Mães, outro forte evento de comemoração à mesa.

Espera receber pelo menos 300 pessoas no almoço de domingo também, a equipe do Restaurante American Grill, em União. “A crise é uma surpresa, mas esta expectativa é o nosso mínimo”, comentaram os funcionários. Na Pizzaria San Remo, o movimento deve aumentar na véspera do Dia dos Pais, mas, para a equipe, nada comparado com o Dia dos Namorados, quando realmente o espaço lota e é preciso reservar.

Pelo País

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Vitrines convidam para uma visitinha e exploram emoção para atrair mais

A intenção de compras para a data já foi feita pelas empresas de pesquisa do gênero. De acordo com a Boa Vista SCPC, neste ano, 72% dos consumidores deverão presentear na data. Destes, aumenta de 57% para 64% aqueles que pretendem gastar a mesma quantia ou um pouco menos com o presente. Na prática, segundo o indicador, o valor médio pretendido para gastar com o presente será de R$ 110.

E se faltar dinheiro?

A diretora da Serasa, outro indicador de intenções, dá algumas dicas de como surpreender usando a criatividade como “combustível”. As dicas têm tudo a ver com as Olimpíadas e cabem certinho nos bolsos mais modestos.

“Seu pai gosta e pratica tanto esporte que poderia ter sido convocado para as Olimpíadas? Que tal encararem juntos uma prova no estilo triathlon? Façam juntos uma corrida, seguida de um passeio de bicicleta e, para fechar o programa, um mergulho em uma piscina ou praia, se você tiver uma por perto”, sugere Fernanda Monnerat.

Na listinha dela estão ainda um convite para uma volta de bicicleta, a estreia de pai e filho em um esporte que não conhecem e um piquenique. Todas as ideias são baratas e aproximam, objetivo principal da comemoração da data.

O educador financeiro Reinaldo Domingos trabalha nessa mesma linha. Para ele, a compra exige atenção às finanças e na escolha do que realmente cabe no bolso e ao desejo do pai. “O período é de instabilidade econômica, portanto é importante planejar essa compra”, orienta. “Para passar um belo domingo de Dia dos Pais, nada melhor do que surpreender sem comprometer as finanças”, completa.

A data pode ser aproveitada para descobrir um sonho que o pai tenha, mas nunca pôde realizar, por exemplo. “Mesmo em meio a crise econômica, o filho pode ajudá-lo a resgatar o hábito de sonhar e conquistar aquilo que deseja. Com educação financeira, ambos podem priorizar o sonho frente às despesas supérfluas e desnecessárias do dia a dia, poupando dinheiro para realizá-lo”, ensina.

Cai taxa de inadimplência

Conforme os indicadores SPC Brasil e a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), o número de brasileiros negativados atingiu 58,9 milhões no mês de julho, o que representa 200 mil consumidores em situação de inadimplência a menos do que o registrado em junho (cerca de 59,1 milhões). Apesar da queda, esse número é considerado elevado pelos economistas do SPC Brasil por representar 39,57% da população adulta do País.

Dá para comprar até mais tarde

No sábado, véspera do Dia dos Pais, o comércio no Vale do Iguaçu funciona até mais tarde. Conforme a CDL, a maioria dos estabelecimentos fica aberta até às 16 horas.