Economize até 40% na conta de luz com pequenas ações

·
Atualizado há 6 anos

O valor da conta de luz não para de subir e a única solução para ela caber dentro do orçamento mensal é diminuindo os gastos.

Este corte fica ainda mais difícil quando você já possui um perfil econômico e não tem muito de onde eliminar o consumo.

A dica é ser criativo utilizando todos os conhecimentos sobre o assunto, além de desligar o máximo de aparelhos da tomada.

A melhor forma de enxugar a conta de luz em residências, que já são econômicas, é cortando o gasto na “raiz do problema”. Por mais que não seja uma novidade, vale lembrar que a simples troca das lâmpadas fluorescentes por LED geram uma economia de até 50% e se comparadas as incandescentes, o corte chega a 90%.

Ar condicionado

No verão é impossível não ligar o ar-condicionado, mas existe alguns truques para você curtir um clima agradável no ambiente e no bolso. Nos aparelhos mais modernos é possível controlar o tempo dele ligado. Com a função “timer” ativada, a dica é programar diariamente para ele desligar aproximadamente 40 minutos antes do horário de acordar ou sair de casa. O curto período não afetará a climatização do ambiente e ao final do mês economizará aproximadamente 20 horas de funcionamento, que equivalem a mais de duas noites dele ligado.

Para ajudar a temperatura do local permanecer agradável é importante sempre manter as portas e janelas bem fechadas, além de usar cortinas para impedir a entrada da luz do sol. Outra dica é optar no momento da compra por aparelhos do modelo split, em especial o padrão inverter. A economia pode chegar até a 70% quando comparado aos dispositivos de janela.

Aparelhos em stand-by

Sabe aqueles diversos LEDs coloridos que brilham em casa quando apaga a luz? Pode até não parecer, mas estes aparelhos estão desperdiçando energia. O problema não são só os LEDs, mas o fato destes equipamentos estarem em “modo de espera”, ou seja, prontos para serem ligados a qualquer momento. Filtro d´agua, TV, DVD, cafeteira, aquecedor de água, vídeo game e a lista é longa e só não é menor que o desperdício de energia que eles causam. A dica é sempre desligar da tomada, após o uso, os eletrônicos.

Já quem passa longos períodos fora de casa durante o dia ou viaja muito, a melhor opção é desligar os disjuntores deixando ligado apenas o da geladeira e outro equipamento que não possa ser desligado. A economia no consumo de energia dos imóveis que desconectam da tomada os eletrônicos durante o horário de trabalho chega a 40% durante o período de um mês

Iluminação do Ambiente

Durante o verão, todas as técnicas para manter a temperatura interna agradável são válidas. A principal dica é usar e abusar de ambientes claros, deixando – sempre que possível – janelas e cortinas abertas para que possa ter ventilação natural. Nos dias não tão quentes, troque algumas horas de ar condicionado por ventilador. Ao final do mês, a conta de energia irá agradecer. Nesta época, quando possível, troque o forno e fogão pelo micro-ondas, que não aumenta a temperatura da cozinha. Com o ambiente menos quente fica mais fácil optar pelo ventilador ao invés do ar condicionado.

Geladeira e Freezer

Não tem como desligar a geladeira e o freezer. Para estes casos, a dica é usar sem desperdiçar energia. Ambos eletrodomésticos funcionam mantendo seu interior numa determinada temperatura, então, o segredo é ajudar o equipamento a não elevá-la. O primeiro passo é acabar com aquela mania de abrir a porta da geladeira e ficar pensando no que comer. Para resolver esta situação, tire uma foto do seu interior e a mantenha sempre atualizada. Assim, ao invés de abri-la várias vezes ao dia, basta ver a tela do celular. Outra opção que ajuda a baratear a conta é optar pela potência mínima da geladeira (temperatura mais alta), em especial durante os dias mais frios ou quando há poucos alimentos em seu interior.

Um erro muito comum, que também ajuda a elevar o gasto de energia do eletrodoméstico, é guardar algum recipiente com a comida ainda quente. Para reverter o aumento interno da temperatura, a geladeira gastará mais energia. Outra pequena ação que dará resultados positivos é sempre mantê-la longe do calor, seja do fogão ou de áreas iluminadas diretamente pelo sol.

Máquina de lavar e ferro de passar

Você é daquelas pessoas que após usar algumas peças de roupa já as coloca na máquina para lavar? Então, mude este hábito e garanta suas contas de luz e água mais baratas. A energia elétrica gasta durante o funcionamento dá máquina será a mesma independente da quantidade de roupa. Então, a dica é reunir o máximo de peças e lavá-las juntas. Com isso, também economizará água. A maior parte do gasto do líquido se dá no processo de lavagem e não no nível de água da máquina.

Já quem passa roupa em casa, a melhor opção para poupar energia é também juntar o máximo de peças. Os aparelhos de ferro funcionam com uma resistência interna e seu pico energético é justamente no momento em que é ligado. Depois deste processo, ele vai manter a temperatura e o gasto de energia é menor. Então, a dica é quando ligá-lo passar o máximo possível de roupas.

Chuveiro elétrico

Um dos principais vilões da conta de luz é o chuveiro elétrico e não existe melhor dica do que um banho rápido, mas a questão é executá-la. Uma solução simples para resolver o problema é ativar o “timer” do celular para despertar após 10 minutos no chuveiro. A sugestão é escolher um alarme barulhento para vencê-lo pelo cansaço.

Outra dica é sempre manter limpo os furos da ducha, por onde sai a água, para aumentar a vazão e só ligar o chuveiro quando entrar no box. Também nunca remende uma resistência queimada. Além de ser extremamente perigosa, a gambiarra aumenta o consumo de energia do aparelho.

Teste do medidor

Se após todas estas dicas, o seu consumo de energia ainda for alto existe uma luz no fim do túnel, que ainda pode ser apagada. Em muitos casos, o problema da conta alta está na fuga de energia e a situação é muito mais comum do que se imagina. Para descobrir se há perda de corrente elétrica é fácil. Basta desconectar todos os equipamentos elétricos das tomadas e desligar as lâmpadas. Após cinco minutos, vá conferir o medidor de energia. Caso ele não esteja parado, o sistema elétrico está com fuga e a solução é procurar um eletricista para resolver o problema.