Empresários chineses demonstram interesse em investir no Paraná

·
Atualizado há 9 anos

Secretário do Desenvolvimento Urbano (SEDU), Ratinho Junior, recebe comitiva de investidores chineses. Curitiba, 02/07/2015. Foto: Divulgação SEDU
Secretário do Desenvolvimento Urbano (SEDU), Ratinho Junior, recebe comitiva de investidores chineses.
Curitiba, 02/07/2015.
Foto: Divulgação SEDU

Investidores chineses reuniram-se quarta-feira com o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, para conhecer o potencial paranaense em seus mais diferentes aspectos, e com o objetivo de firmar parcerias.

Na reunião, Ratinho lembrou que o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, quando visitou o Brasil, em maio deste ano, demonstrou interesse em firmar acordos de investimentos em infraestrutura, energia, mobilidade urbana, e citou, na ocasião, os Estados de Tocantins e Paraná como os favoritos do Governo chinês. “A visita de hoje dá inicio à possibilidade dessas parcerias entre os dois países”, disse o secretário.

Participaram do encontro com a comitiva chinesa, técnicos e diretores do Serviço Social Autônomo (Paranacidade), da Coordenadoria da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), da Secretaria estadual do Planejamento; e da Agência Paraná de Desenvolvimento

O grupo chinês, representando a ShenzhenDemot Investiment Developement Co Ltd, conheceu por meio de vídeos o potencial econômico, social e cultural existente no Paraná, de seus polos de negócios, das riquezas, das principais produções agrícolas, do parque tecnológico e da posição estratégica que o Paraná ocupa na América do Sul.

Ratinho informou aos chineses que o Paraná é a quinta maior economia do País, o terceiro Estado mais competitivo em negócios, o primeiro em produção de madeira, o segundo em alimentos, o terceiro em manufaturas, tem um PIB de US$ 131 milhões, um forte parque industrial e automotivo, além de todas as riquezas naturais e outras.

Os chineses também conheceram projetos existentes e alguns embrionários da SEDU/Paranacidade e Comec e já agendaram novos encontros. Entregaram um presente ao secretário Ratinho Junior, com uma frase escrita em chinês, que significa: Brasil e China, Amizade de Longa Duração.