Empresas do sul do Paraná inovam com recursos do Sebraetec

Programa do Sebrae/PR garante acesso subsidiado a serviços para inovação e tecnologia

·
Atualizado há 6 anos

Em tempos de mercado globalizado, ter um diferencial passou a ser fundamental para ofertar produtos ou serviços. Para tanto, o Sebrae/PR tem um programa específico para auxiliar os empresários a desenvolver processos de inovação. O Sebraetec – Serviços em Inovação e Tecnologia conta com recursos subsidiados, que servem de auxílio para melhorar a produtividade da empresa.

O consultor do Sebrae/PR, Wilson Petisco, relata que as empresas do Território Iguaçu podem contratar o Sebraetec nos Pontos de Atendimento ao Empreendedor (PAs) de União da Vitória e São Mateus do Sul.

“O objetivo do programa é trabalhar tanto a melhoria de processos e produtos já existentes, como a introdução de inovações e tecnologias nas empresas. A proposta é estimular a transferência de tecnologia entre instituições e empresas, para que elas possam superar limitações e barreiras tecnológicas”, explica o consultor.

Petisco detalha que o Sebraetec subsidia até 70% do valor. “Os empresários ficam com contrapartida, que pode ser parcelada”, completa.

As empresas do Território Iguaçu estão descobrindo as vantagens de utilizar o Sebraetec. Em Paula Freitas, a Ekosolos, empresa de remineralização de solos, contratou agências de publicidade para a criação do nome e da embalagem de um novo produto.

“Vamos lançar, no início de 2019, um produto remineralizador de solos em sachê de 25 gramas, direcionado para o público urbano, para as pessoas que têm suas hortas em casa ou apartamento. As agências credenciadas no Sebraetec desenvolveram o nome e as embalagens”, detalha Valter Cano, proprietário da Ekosolos.

Valter conta que, além das vantagens econômicas, o Sebraetec indica empresas com credibilidade e qualificadas para a prestação dos serviços.

“Eu não tinha o filtro que o Sebrae/PR já fez, via Sebraetec. Se fosse por conta própria, estaria me arriscando a procurar uma empresa acima da média, em que o custo seria proporcional, mas que poderia não dar o retorno desejado”, pontua. O empresário completa dizendo que “o aporte de 70% por parte do Sebrae/PR dá mais segurança durante todo o processo”.

Tupia de beiral

Proprietário da Mano Madeiras, de São Mateus do Sul, Manoel Cordeiro procurou a Regional Sul do Sebrae/PR em busca de auxílio para melhorar a produtividade da empresa.

O problema estava na fabricação de beirais para telhado. Os funcionários utilizavam uma tupia (espécie de torno para trabalhar madeira e criar entalhes e molduras variados) de mesa adaptada e produziam 350 metros lineares de beiral em oito horas.

Com o Sebraetec, foi contratada uma empresa de Joinville (SC) que projetou e construiu um protótipo, a tupia fresadora de beiral, que faz todo o processo, desde o desenho do beiral até o acabamento.

Os resultados são expressivos. Com o protótipo, são produzidos 540 metros lineares de beiral em duas horas, com tábuas de 3 metros de comprimento. Com tábuas de 3,5 metros, são feitos 470 metros lineares em 85 minutos. Com a redução no tempo de produção, o empresário pôde remanejar a equipe de nove colaboradores.

“Eles agora executam outros serviços e podemos focar em vender mais beirais no atacado”, adianta Manoel Cordeiro, que já recorreu ao Sebraetec para fazer melhorias no protótipo. Depois de concluídas, a tupia poderá fazer novos formatos de beiral.