GOVERNO DE SC: Fundam 2 foi lançado ontem em Mafra

Prefeito e vice-prefeito de Porto União participam do evento

·
Atualizado há 7 anos

RaimundoXColombo
Governador de SC, Raimundo Colombo

O governador Raimundo Colombo acompanhado do secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa, lançou ontem, na Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte), em Mafra, a segunda edição do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam).

O evento começou às 14h30 e contou com a presença dos secretários executivos regionais da ADR Canoinhas, Aloísio Francisco Salvatti, e de Mafra, Abel Schroeder; deputado estadual Antônio Aguiar, além da presença dos prefeitos do Planalto Norte. O investimento previsto é de R$ 700 milhões, como importante medida para dinamizar a economia catarinense.

Secretário executivo Aloísio Francisco Salvatti, que participou de reunião na sexta-feira, 12, em Lages com o governador, destaca que o programa é essencial porque preserva e fortalece o modelo catarinense de boa distribuição populacional em pequenos municípios. “Teremos bons recursos nos seis municípios atendidos pela ADR Canoinhas, possibilitando melhorias em diversas áreas, como já foi no primeiro Fundam, com investimentos nas áreas da saúde, educação, agricultura e infraestrutura”, disse.

Todos os municípios farão um trabalho em conjunto com os gestores das ADRs, que orientarão as equipes das prefeituras para que estas comecem a montar os seus projetos dentro das características previstas.

Somente na primeira edição do Fundam foram investidos R$ 606 milhões em diferentes áreas, especialmente saúde, educação, saneamento básico e infraestrutura. O destino de cada investimento é uma decisão de cada município, modelo que deve ser repetido nesta segunda edição. E sem a obrigatoriedade de contrapartidas por parte das prefeituras. O gerenciamento e controle do programa devem ficar com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a exemplo do que ocorreu na primeira edição.

Para o governador Raimundo Colombo “esse é um programa essencial, pois investimos em obras e em melhorias de infraestrutura em todas as cidades do Estado, preservando raízes e evitando a migração para os grandes centros urbanos. Ao mesmo tempo, vamos capitalizar as prefeituras para fazerem investimentos e, por meio das obras, vamos gerar emprego e renda em todo o Estado”.

Porto União participa

O prefeito de Porto União, Eliseu Mibach, e seu vice, Percy Storck, estiveram em Mafra, conforme a assessoria da prefeitura. Antes de viajar, Storck gravou uma mensagem à comunidade, falando sobre o tema. “Estamos indo à Mafra numa importante reunião com o governador Colombo. O tema é o Fundam, uma Lei Estadual que prevê o desenvolvimento para os municípios. Essa é uma busca constante da administração Eliseu Mibach”, disse.

O PACOTE PARA A REGIÃO

Porto União

Pavimentação de diversas ruas, entre elas: Artur Medeiros, Alemanha, Helmuth Muller, Miguel Honesko e Papa João Paulo XXIII.

Bela Vista do Toldo

Aquisição de um caminhão basculante; uma pá carregadeira; uma motoniveladora; e pavimentação de ruas

Canoinhas

Pavimentação das ruas, entre elas: João Allage, Kurt Mende, Lázaro Ramos e Lourenço Malucelli; e construção de um centro de eventos tradicionalista.

Irineópolis

Aquisição de caminhões, motoniveladora e escavadeira hidráulica

Major Vieira

Compra de cinco veículos para secretaria municipal de saúde e um ônibus escolar

Três Barras

Pavimentação de diversas ruas da cidade