Movimentação de passageiros nos aeroportos cresce 11% em SC

·
Atualizado há 6 anos

Os aeroportos catarinenses tiveram crescimento de 11,17% na movimentação de passageiros no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período no ano passado. Entre janeiro e março, mais de 1,8 milhão de pessoas embarcaram ou desembarcaram nos terminais de Santa Catarina. É o melhor número dos últimos cinco anos, com quase 187 mil passageiros a mais em relação ao ano anterior.

O percentual de aumento foi alçado pelo Aeroporto de Navegantes, no Litoral-Norte, que registrou crescimento de 41% em relação ao ano passado. O boom na movimentação veio, curiosamente, após uma queda na movimentação do terminal nos primeiros meses de 2017. A saída de linhas fez com que o primeiro trimestre fechasse com redução de 17%, em comparação com 2016.

De acordo com a superintendente da Infraero em Navegantes, Andreia Nandi, a recuperação se deve ao início da operação da companhia aérea Avianca, a partir de maio do ano passado, e ao lançamento de um voo da Azul que liga Navegantes a Buenos Aires – o primeiro voo internacional regular do aeroporto nos últimos 10 anos.

A linha, que a princípio seria mantida apenas durante a temporada de verão, teve boa procura. Acabou permanecendo em definitivo, com ocupação média de 90% dos assentos.

Com exceção do Aeroporto de Jaguaruna, que teve redução no número de voos e, por isso, teve queda de 16% na movimentação de passageiros no primeiro trimestre, os outros grandes aeroportos catarinenses também registraram crescimento – embora mais discreto do que Navegantes. Florianópolis e Chapecó, que tiveram o segundo e o terceiro maiores índices de aumento no trimestre (3,7% e 7,3%, respectivamente), vêm numa crescente no período desde 2016, após queda em 2015 – consequência do início da retração econômica no país.

Há atenção do mercado quanto às oscilações do dólar, que interferem no turismo, e quanto às eleições, que podem alterar o cenário econômico. Mesmo assim, a expectativa é de um ano de bons resultados. Em Navegantes, por exemplo, abril deve repetir o resultado positivo com a movimentação trazida pela passagem da Volvo Ocean Race por Itajaí.

No Aeroporto Hercílio Luz, o maior do Estado, que terminou 2017 com 3,8 milhões de passageiros – o segundo maior índice de crescimento entre os grandes aeroportos do Brasil (9,46%), depois do Recife (PE) – a meta é alcançar a marca de 4 milhões de passageiros. Para isso, o terminal está trabalhando na atração de novos voos e rotas. Já está confirmado, a partir de agosto, um novo voo para Porto Alegre (RS). Outros anúncios serão feitos nos próximos meses, para o segundo semestre.

DESEMPENHO DOS AEROPORTOS EVOLUÇÃO NOS PRIMEIROS TRIMESTRES 2017 E 2018

Chapecó +7,38%

Florianópolis +3,77%

Navegantes +41%

Joinville +0,5%

Jaguaruna  -16,6%