Pequenos negócios têm orientação sobre crédito em 62 cidades do Paraná

·
Atualizado há 7 anos

Pegar empréstimo em banco é, no mínimo, a sexta opção do dono de micro e pequena empresa que precisa de capital de giro, sendo que metade desses empresários nunca tentou financiamento bancário, segundo pesquisa do Sebrae realizada este ano com 6,9 mil donos de negócio. Para que os empreendedores superem essa barreira de forma orientada e sustentável, a instituição promove a Semana Nacional do Crédito, com atividades presenciais e on-line, via o Portal Sebrae.

No Paraná, a semana acontece até a próxima hoje. O posto mais próximo da região do Vale do Iguaçu fica em São Mateus do Sul. Por lá, o acesso terminou ontem, na Sala do Empreendedor.

“O objetivo da ação no Estado é estimular o acesso ao crédito, mas de forma orientada. Queremos aproximar as instituições financeiras e as pequenas empresas, para que sejam apresentadas as melhores opções de produtos e serviços de acordo com a necessidade dos empresários”, diz o coordenador de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae/PR, Flávio Locatelli Junior.

Segundo ele, a principal dificuldade dos pequenos negócios é a falta de garantia de crédito. “Para minimizar esse problema, o Sebrae criou a Sociedade Garantidora de Crédito, que desde a sua implantação no Estado tem facilitado o acesso ao crédito, com as melhores condições e taxas para as micro e pequenas empresas”, pontua.

No Paraná, a Semana Nacional de Orientação ao Crédito conta com a parceria da Sociedade Garantidora de Crédito (SGC), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Fomento Paraná, BRDE, Sicredi, Sicoob, Cresol, Itaú e Bradesco.  Ocorrerão também ao longo do mês atividades no Portal Sebrae voltadas à orientação para o crédito, como Papo de Negócios e videoaulas, além de Facebook Live em 62 municípios, com a realização de seminários, workshops, oficinas de orientação sobre crédito e consultorias, mas também se estendem ao longo do mês.

A iniciativa, totalmente gratuita, é voltada para quem já buscou crédito e para o empresário que pretende reajustar sua gestão financeira.