Programa do Sebrae/PR seleciona universidades para atendimento empresarial

Objetivo é que as instituições incentivem acadêmicos a colocar em prática os conhecimentos em gestão empresarial. Em cinco anos de atividade, Negócio a Negócio já fez mais de 190 mil atendimentos no Paraná

·
Atualizado há 8 anos

Instituições de Ensino Superior do Paraná interessadas em prestar serviço de atendimento empresarial dentro do programa Negócio a Negócio, do Sebrae/PR, têm até o dia 25 de fevereiro para enviar documentação e participar de um edital de habilitação. O objetivo da chamada pública é selecionar universidades e faculdades em todas as regiões do Estado, cujos acadêmicos serão capacitados pelo Sebrae/PR para serem Agentes de Orientação Empresarial (AOE).

Com a lógica de porta a porta, o projeto consiste em visitas a bairros com abordagem de empresários na hora. Um dos trunfos do Negócio a Negócio é alcançar empresários que, por sua estrutura enxuta de trabalho, não têm condições de se deslocar em busca de atendimento. Microempresas e microempreendedores individuais dos mais diversos segmentos da indústria, comércio e serviços poderão receber atendimento, de forma gratuita.

“O objetivo é que as instituições incentivem seus alunos a colocar em prática os conhecimentos em gestão empresarial, obtidos ao longo dos cursos. É um ciclo de conhecimento, em que ganha o empresário e ganha o estudante. Acreditamos que essa é uma ótima forma de executar o programa, porque coloca as universidades mais perto dos microempreendedores, incentivando o desenvolvimento local”, avalia o coordenador estadual do projeto e consultor do Sebrae/PR, Lucas Hahn.

Para o ano de 2016, a metodologia prevê duas visitas às empresas, com duração média de uma hora e um intervalo máximo de 15 dias entre elas. O Sebrae/PR repassará à instituição de ensino R$ 56,00 por visita realizada ao empreendedor. Desse valor, pelo menos, R$ 37,00 devem ser destinados ao acadêmico responsável pelo atendimento.

“Não temos um número máximo de instituições, a meta é habilitar o máximo possível em cada um dos 14 territórios do Estado apontados no edital”, explica Lucas. Entre os critérios de pontuação das universidades estão número de alunos e professores a serem envolvidos com o programa, além da pulverização e capilaridade da instituição, ou seja, número de empresas e cidades que conseguirão atender.

As inscrições para a chamada pública estão abertas e deverão ser realizadas pelo portal www.sebraepr.com.br/negocioanegocio. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail chamadapublica@pr.sebrae.com.br ou pelo 0800 570 0800. A classificação das instituições de ensino será divulgada no dia 4 de março. As capacitações ocorrem até meados de abril, quando os estudantes começam o atendimento aos empresários em suas regiões.

O programa

Totalmente gratuito, o programa oferece orientações de gestão empresarial, por meio de visitas de agentes credenciados do Sebrae/PR. Diferente das consultorias da entidade, o foco não são mudanças estruturais, mas, melhorias rápidas nas áreas de finanças, mercado, pessoas, planejamento e organização. Em seus cinco anos de atividade, o programa Negócio a Negócio coleciona mais de 190 mil histórias de transformação da história de microempreendedores individuais e empresários de microempresas, nos 399 municípios paranaenses. Somente em 2015, foram mais de 36 mil atendimentos em todo o Estado.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é, para quem já é ou quer ser empresário, a melhor opção para obter informação e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae é a instituição que mais entende de pequenos negócios, no campo e na cidade, e possui a maior rede de atendimento do País. No Paraná, conta com 6 regionais e 13 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas, soluções com foco em ambiente de negócios; educação empreendedora; empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; liderança; e startups.