Tendências e Oportunidades no Mercado Imobiliário de Curitiba

·
Atualizado há 8 anos

Após uma recessão a níveis internacionais, Curitiba tem muito que comemorar no último ano. Isso porque, com a economia se tornando mais estável, os preços dos imóveis localizados na região voltam a ser competitivos em relação a outros locais do país. Com isso, as pessoas voltam a investir em um dos bens mais almejados pelos brasileiros: a casa própria.

Como nos mostra o site www.agenteimovel.com.br/lancamentos/pr/curitiba/ esse é um fenômeno observado em outros estados brasileiros que voltam a ter confiança no mercado, agitando as negociações. Sinaliza ainda que esse se torna o momento ideal para quem deseja adquirir um imóvel usado. E muitos preferem investir nesse tipo pelas vantagens que os mesmos possuem: geralmente são maiores que os apartamentos vendidos na planta e também possuem menores preços de metro quadrado com relação aos mais novos.

modelo-de-contrato-de-compra-e-venda-de-apartamentoCuritiba é uma das cidades com maior infra-estrutura do país, reconhecida pela cultura, educação e sustentabilidade. Com o aumento da população, a tendência observada foi o deslocamento para bairros mais periféricos. Bairros como Batel, Ecoville e Cabral apresentam mais de procura devido aos índices de investimento locais e planejamento urbano. Ecoville ganha destaque pelo potencial para o comércio, recebendo grande atenção das construtoras que investem em empreendimentos de luxo. Outros bairros procurados são Santa Cândida, Barreirinha, Cabral, Alto da Glória e Alto da XV. Para quem deseja investir em terrenos, o crescimento deu uma freada nos últimos anos, causando um encarecimento dos mesmos. Isto se explica porque eles estão se tornando cada vez mais escassos. A tendência, neste caso, é que a procura deva cair nos próximos anos, já que o mercado aponta para imóveis prontos ou vendidos na planta.

apartamento-para-comprar-1Bairros menos nobres como Alto Boqueirão, Capão Raso e Tarumã, por sua vez, apresentam os maiores índices de construções econômicas, financiadas por programas populares como o Minha Casa, Minha Vida, que facilitam a compra de residências populares para quem recebe até dez salários mínimos.

O preço do metro quadrado em Curitiba está em torno de R$ 4.754, menor com relação a outras cidades brasileiras que possuem a mesma renda per capita. Com isso, a dica é pesquisar bastante antes de fechar negócios, já que há oportunidades para todos os bolsos.