VENDAS: Copa incentiva venda do de TV

Cenário que se replica pelo País, também já é confirmado no Vale do Iguaçu. TV com conexão à internet e acima de 40” é a preferência

·
Atualizado há 6 anos

Lojistas do Vale do Iguaçu colocam a TV na vitrine: expectativa de boas vendas
Lojistas do Vale do Iguaçu colocam a TV na vitrine: expectativa de boas vendas

Com pouco mais de um mês para começar, a Copa do Mundo já deixa sua marca. E isso vai além da venda do álbum oficial de figurinhas e de camisetas. Apostando que uma televisão nova pode dar mais sorte para o Brasil – lembra do 7×1? – ou simplesmente para aumentar o conforto ao assistir aos jogos, as vendas do aparelho vem crescendo significativamente.

No Vale do Iguaçu, este impulso acontece desde o começo de março. Na Havan, por exemplo, conforme um dos vendedores, a procura pela TV só cresce. Na loja, que fica em Porto União, o modelo 4k – que tem uma resolução maior – é a quem maior saída. Na Havan, o parcelamento ainda é a opção para pagamento mais solicitada.

Já sentem o reflexo da Copa também a equipe da loja Berlanda, que fica em Porto União. Conforme a vendedora, Vera Lúcia de Paula, os clientes preferem as Smart TV – que tem acesso à internet e aplicativos. “As pessoas procuram essa, com tela grande, de 40 polegadas para cima”, confirma. A expectativa é de que mais próximo do campeonato, as vendas de televisores subam ainda mais.

Produção de TV

A demanda por novos televisores tem impulsionado a produção industrial. Na Zona Franca de Manaus (AM), o ano começou com faturamento recorde para janeiro ao alcançar R$ 7,15 bilhões no mês. Frente a janeiro do ano passado, a alta foi de 19,45%. Os dados são da Superintendência da Zona Franca de Manaus e, segundo essas informações, a região também aumentou o número de contratações. Na comparação entre janeiro e igual mês do ano passado, houve um incremento de 0,97% na mão de obra.

Para o superintendente da Zona Franca, Appio Tolentino, os dados confirmam as expectativas. Ele explica que as informações reforçam que o Polo Industrial de Manaus “está ganhando fôlego”. “Inspira otimismo o fato de que esse crescimento está sendo puxado pelos segmentos mais representativos, como eletroeletrônico, bens de informática e duas rodas e com produtos como televisores, microcomputadores e bicicleta apresentando crescimento de produção e faturamento”, afirma.