65 ANOS: Direção da Escola Astolpho Macedo promove jantar no final de semana

Evento vai homenagear os 11 ex-diretores da instituição. Aniversário foi em fevereiro, mas durante o ano todo, calendário é festivo

·
Atualizado há 7 anos

Instituição fica próximo da Uniuv, em União da Vitória: 65 anos
Instituição fica próximo da Uniuv, em União da Vitória: 65 anos

Em fevereiro, a Escola Astolpho Macedo de Souza, da rede estadual de União da Vitória, completou 65 anos. E, embora a data tenha ficado lá no começo do ano, todo 2017 é dedicado ao aniversário. O próximo evento festivo é agora, no final de semana.

Nesta sexta, 11, um jantar comemorativo homenageia todos os 11 diretores que ocuparam o cargo nestes 65 anos da história. “Pela manhã, estaremos recebendo os ex-diretores e inaugurando a galeria na escola. À noite, tem jantar no Clube Náutico”, detalha o diretor do estabelecimento, José Luiz Benassi. “Vamos ter as homenagens para os ex-diretores e pessoas especiais também que deixaram sua marca. Depois, teremos o jantar”, completa.

65 ANOS

“É trabalhando que se consegue”. Com este pensamento e focando na formação dos estudantes, que a atual diretoria acredita que o desenvolvimento regional acontece. Na verdade, o lema parece estar “colado” às anteriores gestões também. Por isso, além de oferecer o ensino regular, a instituição incentiva – e muito – o ensino de jovens e adultos. “Fico imaginando quantas lágrimas, quantos sorrisos, quanto cidadão formado a escola ajudou. Quantas mãos colocaram ali para que essas pessoas fossem formadas”, sorri Benassi.

A própria história da escola tem o fomento ao ensino como marca de seu nascimento. Tudo começou com ele, com o próprio Astolpho Macedo, patrono da instituição. “Era um homem de posses e ele tinha o terreno que doou para a construção da escola. Ele foi prefeito da cidade, nos primeiros anos de União da Vitória. Era um incentivador da educação e conseguiu construir a escola”, conta o diretor. Macedo de Souza também foi o idealizador da escola Maria Marés de Souza, em Paula Freitas. O nome, inclusive, é uma homenagem à esposa de Astolpho. Em União da Vitória, a escola foi fundada em 1952. Na época, a diretora foi Antonieta Montanari. “Que hoje é o nome da nossa escola municipal, nosso co-parceira”, completa.

Hoje, a escola oferece o Ensino Regular do 5º ao 9º ano, pela manhã e tarde. De manhã, tem Ensino Médio, da primeira à terceira série. À noite, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) funciona, atendendo o Fundamental e o Médio.

Além disso, a instituição mantém salas das Ações Pedagógicas Descentralizadas (APEDs) em alguns municípios da região. “Para partir basta fazer a matricula mas temos períodos corretos para isso. Quem tem interesse em voltar a estudar, estamos de portas abertas. Ele funciona por disciplinas”, explica.

“Só não estuda quem não quer. Bastar o querer”, sorri. “Quem retorna para estudar, tem jantar na escola. Hoje é mais fácil. O jovem, o adulto que precisa, encontra na instituição as condições para isso”, completa.

Serviço

O jantar pode ser prestigiado pela comunidade. Os cartões estão disponíveis na secretaria da escola. Eles custam R$ 38 por pessoa. Outras informações sobre o evento, pelo telefone: 3522 2641. Sobre as APEDs, o mesmo telefone pode ser usado para o esclarecimento de dúvidas.