AMPLANORTE realiza Conferência Regional dos Direito da Pessoa com Deficiência

·
Atualizado há 9 anos

conferXXncia-regional-amplanorte
(Foto: Assessoria).

A última terça-feira (28) foi de muito trabalho para educadores, assistentes sociais, secretários, representantes governamentais e representantes da sociedade civil. A Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – AMPLANORTE, em parceria com os municípios, realizou, em Três Barras, a I Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Para a Secretária de Assistência Social do município, Ana Claudia Quege há dificuldades na efetivação das políticas públicas, principalmente na área dos direitos humanos, porém destacou que é admirável a dedicação dos profissionais, que superam as adversidades do dia a dia para desenvolver uma sociedade mais justa e fraterna. Lembrou que a Conferência objetiva garantir a igualdade e a inclusão verdadeira dos cidadãos com deficiência intelectual, auditiva, visual, física e múltipla.

Após a leitura e aprovação do regimento interno, a Assistente Social e Diretora Administrativa da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Rio do Sul, Danielle Cristina Zanella Radke proferiu a palestra sobre os desafios da implementação de políticas para pessoa com deficiência. Ela destacou que deficiência não é doença e que a Conferência era um espaço para dar voz aos cidadãos, aos usuários, para fazer acontecer, mudar as leis sobre mobilidade urbana, transporte, tecnologias, entre tantas outras áreas que envolvem a pessoa com deficiência. “Ser transversal e radical é realizar políticas públicas em todas as áreas, porque só quem vive o problema é capaz de pensar em soluções”, destacou.

Eixos temáticos

No período da tarde os participantes se reuniram em grupos para discutir e apresentar diretrizes e propostas de ação para os eixos: “Identidade de gênero e raça, diversidade sexual e geracional”; “Órgãos gestores e de instâncias de participação social” e “Interação entre os poderes federados”. As propostas, que foram apresentadas e votadas em Assembleia, serão levadas à Conferência Estadual, em Florianópolis, pelos delegados escolhidos pelos municípios durante o evento.