Cantata de Natal do Túlio de França é sucesso

·
Atualizado há 5 anos

Aconteceu na noite desta sexta-feira, 14, a Cantata de Natal Tuliana, do Colégio Estadual Túlio de França, em União da Vitória. Centenas de pessoas acompanharam as apresentações, numa iniciativa inédita da direção, professores e alunos daquele educandário.

Sobre o Túlio de França

Tulio 1O Colégio Estadual Túlio de França foi o 1º Ginásio Estadual de União da Vitória, e o 1º Colégio de 2º Grau. Passou por profundas mudanças com a Lei 5692/71, vindo a congregar dois outros colégios: Escola Normal Profª. Amazília e Escola Técnica de Comércio Coronel David Carneiro. Por orientação da mesma Lei 5692/71 (ver história completa) passou, gradativamente, a perder sua clientela de 1º Grau (5ª a 8ª séries), pois quase toda escola de 1ª a 4ª séries estendeu sua atuação até a 8ª série, e, posteriormente, até o 2ª Grau. Pelo Decreto-Lei nº. 309, de 17 de fevereiro de 1945, assinado pelo então Interventor Federal no Estado do Paraná, Sr. Manoel Ribas, foi criado o Ginásio Estadual de União da Vitória.

Instalado em junho do mesmo ano, foram tomadas as medidas preliminares necessárias para seu funcionamento no ano letivo de 1946. Durante o ano de 1945 foi tratada a devida instalação no prédio situado à Praça Coronel Amazonas, pelo Dr. Cordovan de Mello, tendo sido inaugurado a 1º de março de 1946.

Tulio 2Nos Termos da Portaria nº. 572 de 24 de novembro de 1947, o estabelecimento passou a denominar-se “Ginásio Estadual Túlio de França”; em homenagem ao Dr. Túlio de França, que fora promotor público nesta cidade de 1916 a 1920 e Inspetor de Ensino.

Com a autorização para o funcionamento do Curso Colegial, a 4 de abril de 1950, Portaria nº. 232, o estabelecimento passou a chamar-se Colégio Estadual Túlio de França, tendo duas opções: Científico e Clássico; este veio a desaparecer por falta de clientela. Pela Portaria Ministerial nº. 879, de 1º de outubro de 1952, foi concedida equiparação definitiva ao curso ginasial do Colégio Estadual Túlio de França.

Por ordem do Secretário de Educação e Cultura, em 1952, Dr. João Xavier Viana, o Colégio Estadual Túlio de França é transferido para novo prédio, situado à Avenida Manoel Ribas, onde se acha em funcionamento até o presente sob a Direção do Professor Mário Francisco Dalgallo , auxiliada pela docente Professora Danieli Mariniuk dos Passos.