Conferência Municipal de Educação é realizada em Irineópolis

·
Atualizado há 6 anos

irineopolis-educacao-conferenciaA noite de quarta-feira, 25, foi dedicada à discussão, revisão de metas e formulação de propostas que ajudarão a construir um futuro melhor. A III Conferência Municipal de Educação (Conae), realizada no Centro de Uso Múltiplo, debateu oito eixos essenciais para a melhoria da educação em Irineópolis. O evento contou com a presença de autoridades, profissionais que atuam nas unidades de ensino e pessoas da comunidade interessadas no tema.

“Hoje vocês vão encaminhar propostas, iniciativas para que a gente possa cada vez mais ter uma melhor qualidade na educação. Isso vai refletir no futuro de nossos filhos e de nossos netos, porque educação é a melhor herança que eles vão receber. Educação de qualidade vai ser o futuro de nossas crianças”, disse o prefeito Juliano Pozzi Pereira, que também enalteceu o trabalho dos professores e toda equipe que faz a diferença na educação em Irineópolis.

O município conta hoje com mais de 3.000 alunos, da educação infantil ao ensino superior. A informação foi dada pela secretária de educação, Lillian Eliane Batschauer Ferreira, que destacou a importância do planejamento e formulação de propostas para que o município e o país tenham índices melhores na área de ensino. “Fizemos investimentos, buscamos capacitar e dar melhor infraestrutura para as escolas, mas ainda sentimos que precisamos melhorar muito na questão de aprendizagem das nossas crianças. Isso não somente em Irineópolis, mas em todo o Brasil”, disse a secretária.

A secretária Eliane também falou sobre a metodologia da conferência, explicando que cada grupo ficou responsável por elencar três metas para serem atingidas em curto, médio e longo prazo. “Algumas nós já conseguimos avançar. Concluímos as metas antes de 2024, que era a previsão do plano nacional e municipal. Irineópolis está na frente, mas ainda temos muito caminho até 2024”, comentou.

Representante do Conselho do Fundeb, Andreia Kaschuk Janiszewski, também destacou os avanços no município e a necessidade de debater o Plano Nacional de Educação. Já o vereador e presidente do Conselho Municipal de Educação, Leocrides Gomes dos Santos, enfatizou a importância de pais, professores e profissionais que compõem a estrutura da educação no município apontarem o que deve ser melhorado para a construção de um futuro melhor.

“Nosso município evoluiu bastante. Há muito para ser feito, mas comparando com outros municípios, fico feliz em dizer que Irineópolis está muito à frente. Temos muitos para fazer, mas o município está de parabéns por suas lutas, suas conquistas”, destacou a vereadora e professora Dircélia Nicoluzzi.

A presidente do Fórum Municipal de Educação, Tatiana Andréa Rucinski, declarou aberta a Conferência Municipal de Educação e fez um relato da avaliação e monitoramento do Plano Municipal de Educação. “Precisamos debater a educação. A sociedade brasileira precisa de sujeitos que possam garantir o direito à educação e principalmente o direito dos alunos de terem um aprendizado eficiente. Nós, que aqui estamos, somos estes agentes”, disse Tatiana.

Durante a conferência, foram formados oito grupos para a discussão de propostas em cada um dos eixos temáticos propostos pelo governo federal. As três metas elencadas em cada um dos grupos e aprovadas em plenária ainda devem ser debatidas na Conferência Regional de Educação, que será realizada em Canoinhas.