Dotti comemora resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização

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Atualizado há 7 anos

dotti-educacao-caXXadorA escola estadual Dom Orlando Dotti, em Caçador, teve bons resultados na Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA. Os números preliminares, referentes a 2016, foram divulgados no dia 22 de maio, e a escola os apresentou no último dia 3 de junho, em evento cultural que reuniu centenas de pais e alunos.

De acordo com a coordenadora pedagógica Michiko Okuyama, a avaliação indica o nível e aprendizagem dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental nas duas categorias (leitura/escrita e matemática). O desempenho é indicado por níveis de vão de 1 a 4.

Os resultados da escola Dom Orlando Dotti apontam melhoras nas duas categorias em relação a 2014. Em português, por exemplo, 84,21% dos alunos, ou seja, 64 dos 76 que realizaram o teste, conseguiram nível 3 ou 4. Em contra partida o número de estudantes com nível 1 e 2 diminuiu.

O destaque maior foi na matemática que registrou 85,91% para os níveis 3 a 4, sendo 59% com o nível máximo. Isso significa que 42 dos 71 alunos participantes atingiram todas as habilidades desejáveis na disciplina.

Noite cultura abrilhantou apresentação dos resultados

Organizado pelas professoras Zuleide Wartha Nora e Beatriz Machado, com a participação da segunda professora Ana Paula Antunes da Costa Feix, o espetáculo “Era uma Vez” deu um brilho a mais para o momento da divulgação dos resultados. O objetivo foi reviver as histórias infantis para desenvolver habilidade de interpretação, oratória e escrita.

“O evento foi excelente, pois enalteceu a qualidade dos nossos alunos dentro e fora da sala de aula. Centenas de pais comemoraram junto conosco os resultados da avaliação, e se encantaram com a naturalidade e espontaneidade de seus filhos nas apresentações. A comunidade da escola Dotti parabeniza os alunos e, em especial, as professoras Zuleide, Beatriz e Ana Paula, que com experiência pedagógica incontestável, têm desenvolvido atividades inovadoras e lúdicas de acordo com as orientações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – e da 10ª Gerência Regional de Educação”, finaliza Michiko.