Escola de General Carneiro faz visita ao 5° BEC em Porto União

·
Atualizado há 9 anos

escolaexercitoXX6X
(Foto: Assessoria).

Essa semana é muito especial ao povo brasileiro, isto por que no dia 19 de abril é comemorado o dia do Exército Brasileiro. Foi nesta data no ano de 1648 que aconteceu a Batalha dos Guararapes, onde foram constituídas as raízes da mais antiga das três forças armadas nacionais e, desde então, comemora-se o Dia do Exército.

Devido a isto, o 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado de Porto União que recruta os jovens de toda a região, como também de General Carneiro, está promovendo uma semana de comemorações e abriu as portas do batalhão para receber a visita de algumas escolas.

Entre as privilegiadas, está a maior escola municipal de General Carneiro que é localizada em um dos bairros mais carentes da cidade. A Escola Professor Irineu Gonçalves, do bairro São João, que conta neste ano com cerca de 340 anos matriculados.

Conforme a diretora da rede municipal de ensino, Maria Salete Volinquevicz foram aproximadamente 100 alunos da escola, sendo dividida em dois turnos, manhã e tarde. Ainda conforme a direção da escola, os alunos foram escolhidos por turma, de acordo com o que está dentro da matriz curricular.

Na visita, os alunos ficaram muito admirados de como tudo funciona. Quem também gostou  foram às professoras que acompanharam os alunos. Eles frisaram a importância da visita para as crianças e destacaram a disciplina no quartel. “A recepção foi muito boa, chegamos lá e já estavam nos esperando, havia todo um cronograma e sem dúvidas foi um aprendizado para as crianças. Entre as principais características a disciplina imposta lá dentro é exemplar”, destaca a direção.

Disciplina é um dos detalhes que as professoras mais elogiaram. “Nas escolas a disciplina é algo fundamental, entretanto, é um tema também muito discutido. As crianças puderam ver como funciona no Exército, toda a especialidade que tem lá e isso é muito importante.”

Embora este assunto, disciplina tenha sido levantando pelas professoras, elas também garantem que não tem o que reclamar quanto ao comportamento dos alunos. “Infelizmente, a escola do bairro é muito visada, quando se fala da nossa escola, sempre há críticas e comentários preconceituosos, porém, nos só temos a dizer que as crianças estão de parabéns. Fazemos várias viagens e o comportamento é muito bom, em todas as nossas saídas, nunca houve problema com aluno”, ressaltam a diretora.

Os alunos conheceram as principais características do Exército, e que sem dúvidas vai ficar guardado em suas memórias por muito tempo. As professoras contam que a visita abriu a mente deles, em relação aos ensinamentos escolares, podendo agora ser trabalhado temas sobre a visita. “Eles já produziram textos nos mínimos detalhes, destacaram momentos da visita e até mesmo citaram nomes, cada momento lá dentro ficou gravado na memória deles, e sem duvidas foi muito útil para todos”, diz a direção.

A visita aconteceu na última terça-feira, dia 14, e a escola contou com o apoio da Prefeitura Municipal.