ESCOLA PROFESSOR SERAPIÃO: Cápsula do Tempo será aberta em 2043 - Vvale

ESCOLA PROFESSOR SERAPIÃO: Cápsula do Tempo será aberta em 2043

Comunidade escolar quer manter viva as histórias envolvendo a magia do tempo do educandário que contemplou 104 anos

Escola Municipal Professor Serapião: instituição centenária prepara desde já a abertura da capsula
Escola Municipal Professor Serapião: instituição centenária prepara desde já a abertura da capsula

As histórias envolvendo a magia do tempo da Escola Municipal Professor Serapião, em União da Vitória, repercute – e muito – entre a comunidade escolar e visitantes do educandário. Com uma estrutura a base de concreto, lá está, no saguão da escola, a Cápsula do Tempo. A abertura da estrutura já tem data para acontecer: 2 de junho de 2043.

A iniciativa ocorreu durante as comemorações do centenário da escola, em 6 de junho de 2013. De acordo com a diretora da Escola, Shirlei Cordeiro, a Cápsula foi lacrada em 13 de dezembro do mesmo ano e recebeu inúmeros documentos, poesias, jornais e cartas. “A comunidade também sempre nos presenteia com fotos e objetos antigos que marcaram momentos importantes deste educandário, sendo estes expostos na própria escola”, conta.

Grupo Escolar Professor Serapião

O livro ‘Grupo Escolar Professor Serapião: 100 anos de história, personagens ocultos no cotidiano da escola promovendo a formação e a transformação’, de autoria da professora Roseli Klein, retrata bem a história do educandário.

A obra apresenta fragmentos de fontes primárias (livros de registro de exames finais, atas de inspeção escolar, atas de reuniões pedagógicas, livro de registro de ofícios) que foram catalogados no ano de 2009 junto ao acervo histórico do Grupo Escolar Professor Serapião em União da Vitória.

A pesquisa é resultado do Núcleo de Catalogação, Estudos e Pesquisas (Nucathe) sobre História da Educação do município de união da Vitória. O núcleo está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR) da Faculdade de Educação da Unicamp.

O Grupo Escolar Professor Serapião teve sua a trajetória iniciada afetada pelo Conflito do Contestado, mas posteriormente se recuperou tornando-se a inspiração da modernização educacional no Brasil.

Patrono da Escola

Na obra de Roseli consta a história do Patrono da Escola. Joaquim Serapião do Nascimento, filho de Gabriel do Nascimento e de Matilde do Nascimento, nasceu em Iguape, no Estado de São Paulo, em 1847 e faleceu em Curitiba em 11 de junho de 1911. Em 1901, veio residir no Paraná e se tornou conhecido como emérito educador. Em Curitiba, dirigiu por longo tempo, o Colégio Nossa Senhora da Luz, e em Castro dirigiu o Colégio Nossa Senhora Santana do Iapó. Exerceu cargo de Secretário do Supremo Tribunal de Justiça do Estado. Também foi poeta, prosador e teatrólogo.

Cápsula do Linense*

Torcedores do Linense, time da cidade de Lins (a 430 km de São Paulo), também resolveram criar uma cápsula do tempo para guardar por 25 anos as histórias atuais do Elefante da Noroeste. Enterrado no centro do gramado do estádio Gilberto Siqueira Lopes, o Gilbertão, o tubo de PVC contendo os objetos que contam um pouco da história atual do clube paulista será aberto novamente apenas no ano de 2042.

Dentre os objetos selecionados para serem guardados por 25 anos estão recortes de jornais com notícias do Linense, vários ingressos de jogos realizados no Gilbertão, seja pelo Paulistão – o time está na elite estadual desde 2011 – ou por outros torneios, como Copa Paulista, Copa do Brasil e Série D nacional, fotografias e até uma camisa autografada por ídolos do clube, como os atacantes Paulo Dias e Fausto, autores de gols que garantiram acessos do clube, em 1977 e 2010, respectivamente.

*Fonte: globoesporte.globo.com

 

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta