IFPR anuncia construção de dois novos blocos didáticos

Obras tem previsão de início imediato

·
Atualizado há 5 anos

(Foto: Jair Nunes).
(Foto: Jair Nunes).

Boas novas para o ensino técnico e superior de União da Vitória. Em solenidade no campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) no final da manhã de terça-feira, 13, o Reitor Pro Tempore, Odacir Antonio Zanatta, assinou a Ordem de Serviço para a construção de dois novos blocos didáticos no campus local. Também participaram do ato, além do reitor, a diretora-geral do campus de União da Vitória, Patrícia Cambrussi Bortolini, o prefeito em exercício, Bachir Abbas (Sem Partido), vereadores, lideranças estudantis e comunitárias.

Na oportunidade, Zanatta disse que o momento é especial. “Nós estamos hoje aqui para dar a ordem de serviço da construção de dois blocos didáticos que vão trazer muitos benefícios para o campus para poder acomodar todas as atividades pedagógicas”. Para o reitor, é a consolidação do campus de União da Vitória. “A gente sempre teve certeza na região, que é muito promissora e agora com a vinda do curso superior de Agronomia, que vai atender os arranjos produtivos locais, principalmente com a produção da erva-mate em ambiente sombreado, nós acreditamos que vai haver muita pesquisa, extensão e muita ação boa. Para isso, nós precisamos investir e está aí a consolidação do campus”, disse.

A diretora-geral do campus local, Patrícia Cambrussi Bortolini, disse que a terça foi dia de festa para o IFPR de União da Vitória. “Estamos oficialmente iniciando a obra dos dois blocos didáticos, que possibilitará a oferta de mais cursos nas diferentes modalidades, ou seja, Ensino Médio, técnico, superior, pós-graduação e cursos de capacitação”, comemorou. Ela disse que a construção vai desafogar o setor administrativo, que cede espaço físico para os estudantes. “No projeto desta obra, serão construídos oito laboratórios e dez novas salas de aula. Com esses laboratórios, os professores poderão dar um aporte para as aulas práticas, e instrumentaliza os educadores a buscar cada vez mais qualidade em sala de aula”, disse.

Já o prefeito em exercício, Bachir Abbas, disse que o IFPR é uma realidade cada vez mais presente, consolidando a posição do município como polo educacional. Em relação à construção dos dois novos blocos, Abbas disse que é importantíssimo. “Essa semente foi plantada lá atrás, há dois anos, quando era um sonho a construção de mais um bloco, já que existe só o bloco administrativo. Foi corrido atrás, buscando recursos do governo federal e graças a uma emenda do deputado federal Valdir Rossoni (PSDB-PR), inclusive com a construção em andamento do ginásio de esportes do IFPR, e agora com a construção dos dois novos blocos”, lembrou.

Polo de educação

Reitor Pro Tempore, Odacir Antonio Zanatta e a diretora-geral do campus de União da Vitória, Patrícia Cambrussi Bortolini
Reitor Pro Tempore, Odacir Antonio Zanatta e a diretora-geral do campus de União da Vitória, Patrícia Cambrussi Bortolini

Bachir disse ainda que o IFPR se junta às universidades Unespar, UnC, Uniuv e Uniguaçu na educação superior e o “Sistema S”, formam o polo educacional de União da Vitória. “Não podemos esquecer a rede municipal de ensino, os colégios públicos e particulares da cidade, que juntos formam uma grande rede educadora. É um orgulho, poder dizer que União da Vitória está no bom caminho da educação”, disse o prefeito interino.

Sobre o IFPR

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) é uma instituição pública federal de ensino vinculada ao Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). É voltada a educação superior, básica e profissional, especializada na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino. O IFPR conta com 20 campus pelo Paraná, inclusive em União da Vitória, no sul do Estado.

A instituição foi criada em dezembro de 2008 por meio da Lei 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e os 38 institutos federais hoje existentes no País. Com a Lei em vigor, a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (ET-UFPR) foi transformada no IFPR, que hoje possui autonomia administrativa e pedagógica.

Atualmente, a instituição atende mais de 40 mil estudantes nos cursos de modalidade presencial e a distância. Desde 2013, o IFPR oferece à comunidade paranaense, 76 cursos técnicos presenciais, 10 cursos técnicos na modalidade a distância, 17 cursos superiores presenciais, um curso superior na modalidade a distância, um curso de especialização na modalidade presencial e três cursos de especialização na modalidade a distância.