Irineópolis está entre as melhores notas do Ideb em Santa Catarina

(Foto: Assessoria).
(Foto: Assessoria).

Mais um ano a qualidade de ensino de Irineópolis é destaque em Santa Catarina. O município alcançou a segunda maior nota e terceira posição entre as 295 cidades catarinenses no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), divulgado na manhã desta segunda-feira, 3.

A média do município, considerando a nota das turmas de 4ª e 5ª série das escolas públicas, foi de 7.6, ficando atrás apenas da média de Angelina e Luzerna, que obtiveram nota 7.7. Ao lado de Irineópolis está Santiago do Sul, também com nota 7.6. Criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação.

Ele é calculado a partir da taxa de rendimento escolar (aprovação) e das médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

De acordo com informações do portal do Ministério da Educação, as metas estabelecidas pelo Ideb são diferentes para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos. A secretária de educação, Lillian Eliane Batschauer Ferreira, comemora os 7.6 pontos conquistados pelo município. “O resultado aponta que estamos no caminho certo.

Continuar o processo de gestão visando resultados é a meta de toda comunidade escolar”, comenta a secretária que também destaca a importante participação das famílias no dia a dia das escolas, a dedicação de todos os funcionários e o apoio da administração, desde a infraestrutura até a valorização dos profissionais. Na avaliação da oitava série e nono ano a média de Irineópolis ficou em 5.1.

Nesta categoria, o Núcleo Educacional Guilherme Bossow obteve 5.7 pontos e o Núcleo Escolar Presidente Adolfo Konder, 6.1. A EEB Horácio Nunes ficou com a avaliação de 4.7. Além do bom resultado nas séries iniciais, Irineópolis tem muitos motivos para comemorar quando o assunto é educação. O ensino de qualidade é incrementado com diversas atividades de incentivo à cultura que complementam a formação dos estudantes.

Aulas de música no currículo escolar, grupos de danças típicas em todas as escolas, atividades desportivas, realização de feiras pedagógicas e eventos como a Mostra de Dança, Festival da Canção, Soletrando e Recital de Poesias integram as famílias, alunos e a comunidade local que estimula o desenvolvimento das crianças e adolescentes do município.

Os investimentos em infraestrutura nas escolas da rede municipal também chamam a atenção. Neste ano todas as unidades de ensino contam com alguma obra acontecendo ou concluída recentemente.

O Grupo Escolar Dalmo Edson Sfair (que obteve 7.7 de média no Ideb 2017) terá nova sede no próximo ano e os alunos do Zélia Milles em breve contarão com novos espaços para o desenvolvimento de atividades. O Núcleo Educacional Presidente Adolfo Konder também recebeu investimentos neste ano, oportunizando a reforma dos banheiros da unidade de ensino. Já os alunos do Núcleo Educacional Guilherme Bossow, além de aproveitarem a quadra coberta inaugurada no final de 2017 em breve também poderão contar com novas salas de aula.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta