Núcleos de Educação orientam sobre programa de formação continuada

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Atualizado há 9 anos

Os 32 Núcleos Regionais de Educação do Paraná promovem reuniões com diretores, diretores-auxiliares e as equipes pedagógicas das 2.149 escolas estaduais sobre o Programa Formação em Ação. Os encontros começaram em 27 de julho e seguem até 7 de agosto. O programa oferece a formação continuada aos profissionais da Educação na própria escola onde trabalham.

Nos encontros são repassadas informações e orientações para o desenvolvimento das oficinas do Formação em Ação. Todo o conteúdo produzido pelo programa no primeiro semestre está disponível para consulta no Portal Dia a Dia da Educação (www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1371).

A primeira etapa do Formação em Ação de 2015 para os profissionais da Educação começa em 15 de agosto. No Núcleo Regional de Educação de Toledo (Oeste), que reúne 100 escolas estaduais, a reunião com diretores e pedagogos para orientar a realização das oficinas do programa foi na terça-feira (28).

O chefe do NRE de Toledo, professor Léo Inácio Anschau, destacou a importância do envolvimento e da participação nas atividades internas e externas da escola. “O trabalho de vocês valoriza a educação e todo processo educativo do Oeste do Paraná”, disse Anschau.

O PROGRAMA – O Formação em Ação consiste em ações descentralizadas promovidas pela Superintendência da Educação, que ocorrem em todas as escolas do Paraná e têm como proposta a promoção da formação continuada através de oficinas que abordam conteúdos curriculares e específicos da demanda regional. A formação é destinada a todos os profissionais da educação da rede estadual de ensino e são ofertadas na própria escola.

As oficinas irão tratar de diversos temas ligados à educação como a Educação Integral em “Jornada Ampliada”; reflexões sobre as questões da diversidade no currículo; o fortalecimento do trabalho colaborativo entre o professor especialista (AEE) e os professores das disciplinas; ajustes no Projeto Político-Pedagógico da escola; tecnologias no Contexto Escolar; o Professor como autor na elaboração de material didático; o ECA na escola.