O que fazer com óleo de cozinha usado?

Dados apontam que com um litro de óleo é possível contaminar um milhão de litros de água. Professora de Engenharia Ambiental afirma que a reciclagem correta do óleo contribuiu com o Meio Ambiente

·
Atualizado há 7 anos

lisandra-rui-limpo-descarte-oleo-cozinha-usado
Professora Lisandra: O descarte correto do lixo também será tema de um grande evento que será realizado em União da Vitória. (Foto: Wannessa Stenzel)

A professora Lisandra Kaminski, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV), reitera preocupação com o descarte incorreto do óleo de cozinha usado. Segundo ela, muitos bares, restaurantes, hotéis e residências ainda jogam o óleo utilizado na cozinha direto na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos dessa ação. Independente do destino, esse produto prejudica o solo, a água, o ar e a vida.

Dados da Fundação Verde (Funverde) apontam que com um litro de óleo é possível contaminar um milhão de litros de água. Quando retido no encanamento, o óleo causa entupimento das tubulações e faz com que seja necessária a aplicação de diversos produtos químicos para a sua remoção.

De acordo com Lisandra, se não existir um sistema de tratamento de esgoto, o óleo acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, contaminando a água e matando muitas espécies que vivem nesses habitats. “O óleo libera o gás metano que, além do mau cheiro, agrava o efeito estufa”, explica.

Projeto sabão ecológico

O Curso de Engenharia Ambiental, pensando no bem estar do Meio Ambiente, desenvolveu recentemente uma alternativa interessante. Os acadêmicos arregaçaram as mangas e propuseram o projeto de sabão ecológico.  Segundo Lisandra, o projeto está fundamentado na reciclagem do óleo de cozinha usado para produção de sabão e se inspira em inúmeros outros trabalhos realizados em diversas partes de nosso país. “Quem tem adquirido o sabão ecológico tem elogiado o nosso trabalho. A comunidade afirma que o sabão é ótimo para os serviços domésticos”, conta.

A produção do sabão ocorre no próprio Centro Universitário.

Rio Limpo

O descarte correto do lixo também será tema de um grande evento que acontece em União da Vitória. Falamos da 6ª Edição do Rio Limpo a ser realizado no dia 6 de maio.

O Rio Limpo, evento que já é tradição no Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV), tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade ambiental do Rio Iguaçu, além de promover a conscientização da população sobre a importância de não poluir o rio.

A professora Lisandra lembra que neste dia a comunidade também pode levar os óleos de cozinha usado – a maioria acondiciona o material em garrafas pet, para serem destinados à produção de sabão ecológico. O evento inicia às 11 horas, no Clube Náutico Hobi.