Proerd forma mais 259 alunos de Porto União

Programa de resistência às drogas e à violência é referência em SC

·
Atualizado há 6 anos

PROERD PU (4)O Cine Teatro Ópera ficou pequeno para tantas pessoas na formatura do 1º semestre, do Proerd, em Porto União, nesta quinta-feira, 09.

Foram diplomadas 259 crianças do Colégio Cosmos, Escola de Educação Básica Professor Germano Wagenfür, Escola de Educação Básica Coronel Cid Gonzaga, Colégio Santos Anjos, Núcleo de Educação João Fernando Sobral e Núcleo Educacional São Bernardo do Campo (João Fernando Sobral), receberam seus certificados de conclusão do Proerd e um leãozinho Dare, além de prestar juramento de se manterem afastadas das drogas e da violência.

Além das crianças, todas do Ensino Fundamental, estiveram presentes pais, responsáveis, professores e autoridades para uma noite recheada e atrações.

Sobre o Proerd

Com a missão de “Capacitar crianças, adolescentes e adultos para resistirem às drogas e à violência, através de ações de polícia ostensiva de caráter educacional, realizada por policiais militares habilitados, em instituições públicas, privadas e comunitárias, integrando Polícia Militar, família e escola para a valorização da vida e a construção de uma sociedade mais justa, sadia e feliz” (planejamento estratégico 2009) o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd vem, a cada ano, atingindo índices que tem chamado a atenção de muita gente.

19 anos

Segundo o comandante da PM de Porto União, Major Sasinski, ao longo dos 19 anos de existência em Porto União, foram muitos os avanços do programa. “Especialmente o relacionado com a quebra de paradigma, tornando policiais militares altamente treinados para atuarem nas mais diversas situações, inclusive em confrontos armados, adquirirem, após um novo treinamento, a capacidade de serem educadores sociais e serem capacitados a mudar comportamentos de crianças. Algo muito diferente aos que se acreditava ser a missão da instituição“, analisou.