Professoras e enfermeiras recebem capacitação em alimentação saudável

·
Atualizado há 9 anos

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou na sexta, 24, uma oficina de capacitação em alimentação saudável para diretoras e coordenadoras de escolas municipais e enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde.

A ação integra o Programa Saúde na Escola (PSE), do Governo Federal, e abordou temas como o desenvolvimento de práticas em sala da aula que orientem e promovam a saúde e previnam doenças relacionadas à alimentação, contribuindo para o aprendizado e o rendimento escolar, bem como na formação de hábitos saudáveis.

No Município desde 2013, o PSE já abrange 14 escolas e 6 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). “O Saúde na Escola permite que cada aluno tenha oportunidade de conhecer mais sobre seu próprio corpo”, explica a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Dinéa Cristina Wiltenburg. “Além disso, o programa possibilita que o estudante conheça mais sobre questões relacionadas à saúde e que envolvem alimentação saudável”.

Em sua fala, a nutricionista Cristina Ernst, do setor de merendas escolares, destacou a importância da integração entre saúde e educação. “Cada criança precisa ter sua altura e peso acompanhado, para o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e sabermos se ele está no peso ideal. Hoje, nas carteirinhas das crianças, temos um gráfico onde o médico pode ver se a criança está no peso ideal”.