Projeto Educação para a Paz é desenvolvido em União da Vitória

·
Atualizado há 9 anos

O projeto Educação para a Paz, idealizado pelo Instituto Mundo Melhor, em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UFPG), foi desenvolvido, em União da Vitória, no segundo semestre de 2014. Na ocasião, escolas municipais e estaduais, Centros Municipais de Educação e Centro de Educação para Jovens e Adultos participaram da ação.

A Educação para a paz como caminho da infância foi o tema trabalhado no município. Para a implantação do projeto, os profissionais do Instituto vieram a União da Vitória com o objetivo de aplicar os conteúdos aos professores participantes, bem como realizaram o acompanhamento à distância desses educadores.

Conforme a pedagoga do Instituto Mundo Melhor, Erica Cristina Lemes, quando os professores aplicaram o projeto nos estabelecimentos de ensino em que atuavam, eles fizeram um relato dessas ações. “Ao final do ano nós compilamos todos esses dados e transformamos em livro”, explica.

E, esse livro foi entregue ao prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, e seu vice, Jair Brugnago, na semana passada. Na sequência, o material será entregue, pela equipe da Secretaria Municipal de Educação aos participantes do projeto. “Na publicação, consta relatos dos projetos aplicados no município, como foram realizados, as dificuldades enfrentadas, os avanços alcançados e a metodologia utilizada”, informou a pedagoga que oficializou a entrega dos materiais.

Erica reforça que, para participar deste projeto, tem custos ao município, basta o interesse.

Pedro Ivo elogiou a iniciativa do Instituto Mundo Melhor e parabenizou os professores do município pelos trabalhos desenvolvidos. “A temática da Educação para a paz indica caminhos para resolver os conflitos que surgem no dia-a-dia. E, para resolver esses conflitos, um dos caminhos é o diálogo”, aponta.

A secretária de Educação, Sandra Leão, disse que irá avaliar a publicação e os trabalhos desenvolvidos para definir se irá aderir ou não ao projeto, neste ano.

As ações referentes a Educação para a paz foram trabalhadas, no município, em 2014, quando Célio Reginaldo Calikoski esteve à frente da Secretaria de Educação. Ele e a então diretora da pasta, Carmen Winter, convidaram os profissionais do Instituto Mundo Melhor para apresentar o projeto.

Instituto Mundo Melhor

O Instituto Mundo Melhor, segundo Erica, é uma Associação sem fins lucrativos, que nasceu em 2009, dentro de uma política de responsabilidade social interna do Grupo MM Mercado Moveis. “Com grandiosidade dos projetos sociais voltados a criança e ao adolescente e qualificação e capacitação profissional, ele se expandiu e está em 36 municípios”, informou. “Em 2014, atendeu mais de 10 mil pessoas em seus projetos”, acrescentou.

Foto: Assessoria