SANTOS ANJOS: Quase um século de história

Colégio Santos Anjos comemora 97 anos no final de semana. Comemoração é amanhã, aberta à comunidade

·
Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko

Santos AnjosJá está tudo pronto para a comemoração de mais um aniversário da instituição. Oficialmente celebrado no dia 7, a festa que brinda os 97 anos do Colégio Santos Anjos será amanhã, em dose dupla. As aulas seguem normais, até às 17 horas e depois, uma carreata percorre algumas das principais ruas das Cidades Irmãs. “Convidamos os pais para participarem e já virem com seus carros enfeitados”, sorri a diretora, a irmã Ilária Matte. Depois, o ginásio de esportes fica aberto para a comunidade. Por lá, ocorre uma pastelada, com venda de pasteis doces e de carne.

A história do colégio confunde-se com a da cidade. Ambas têm praticamente a mesma idade: Porto União celebra seu aniversário mais tarde, em setembro. O trabalho começou modesto, liderado pelas fieis da Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo. “Eram dez alunos em uma semana, no final de semana aumentou mais e ainda foi”, sorri a diretora, diante de um contingente de alunos bem maior.

Para ela, muito mais do que comemorar um novo ano, o aniversário celebra também a manutenção de uma história sólida e de um trabalho responsável. “É toda a questão de valores. Comemoramos todos os acontecimentos, os valores e a dinamicidade que acontece todo dia na escola”, diz. A data, ainda, é oportuna para agradecimentos. “Aos pais, à família, sempre presente, participativa”, sorri.

Trabalho missionário

Neste aniversário, o colégio lembra também os 125 de trabalho da congregação das missionárias. O grupo está presente em 54 países, nos cinco continentes. Em Porto União, a ação das irmãs será lembrada de maneira modesta. Mas, ainda neste ano, uma grade festa acontece em dezembro, em São Paulo, quando membros de outras regiões também participam.