SENAC: Construção da unidade em União da Vitória deve começar neste ano

Projeto já está nas mãos do presidente do Sindicato do Comércio e, nesta semana, vai para o gabinete do prefeito Pedro Ivo Ilkiv

·
Atualizado há 9 anos

senac-projeto-uniaodavitoria3
Fachada prevista no anteprojeto para a unidade de União da Vitória

Finalmente, após seis anos desde a doação do terreno para a construção, a unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) deve sair do papel.

O mais novo capítulo dessa história, iniciada ainda em 2009, teve um desdobramento na sexta-feira, 10, na inauguração da unidade de São Mateus do Sul (PR). Das mãos de Darci Piana, do Sistema Fecomércio, o presidente do Sindicato Patronal do Comércio de União da Vitória, Horst Waldraff, recebeu o anteprojeto da construção.

Ele deve encaminhar o material ao prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, ainda nesta semana. O protocolo já está pronto e o projeto definitivo deve ser concluído em 30 dias. “Estamos brigando para que as obras iniciem ainda neste ano, mas a previsão é de comece no máximo em janeiro. A construção deve durar 14 meses”, afirmou Waldraff.

O investimento para a obra é de, aproximadamente, R$ 20 milhões. Segundo o presidente do Sindicato, o valor já está na conta do Senac do Paraná. O recurso é uma parceria entre a instituição no Estado e da União.

O projeto

senac-projeto-uniaodavitoria2
Terreno onde Senac será construído tem mais de 17 mil metros quadrados

Conforme o anteprojeto, quase quatro mil metros quadros, de um total de 17.703, serão explorados para a construção. O Senac terá espaço para estacionamento, oficinas, salas de informática e capacidade para atender até 1.500 alunos todos os dias. “O Senac vai atingir uma região de 400 mil habitantes de toda a nossa região”, comemorou o presidente do Sindicato.

O terreno onde será construída a unidade fica próximo à linha ferroviária, no cruzamento das Cidades Irmãs, ao lado da Vila dos Ferroviários. Ele foi doado pela prefeitura à entidade em 2009.

 

Sem interesse

Por conta do atraso das obras, na comparação com outros municípios, vários boatos surgiram. Alguns deles, inclusive, falavam de uma possível desistência da direção do Senac em relação à União da Vitória. Na ocasião a direção enviou uma nota negando a informação. Ao contrário: sinalizou interesse em agilizar os trâmites para o assentamento dos tijolos.

Mesmo assim, a obra na cidade vai precisar correr contra o tempo. A revista Fecomércio, de dezembro de 2014, mostrou a agilidade das obras que ocorreram em São José dos Pinhais, norte de Londrina e no Portão. Segundo a redação, a assinatura da ordem de serviço para a construção já aconteceu e a previsão é de que as obras estejam prontas em 2016.