Senac realiza Feira das Profissões em União da Vitória

Evento chamou atenção de estudantes do Ensino Médio

(Foto: Jair Nunes).
(Foto: Jair Nunes).

A unidade do Senac de União da Vitória esteve movimentada durante toda essa terça-feira, 6. A exemplo de outras unidades de todo o Estado, o Senac local abriu as portas para apresentar opções de qualificação para quem quer entrar no mercado de trabalho, mudar de profissão ou progredir na carreira. O tema deste ano foi “O passo certo para sua carreira”.

As atividades foram iniciadas com a palestra magna “Cursos técnicos: o primeiro passo para sua carreira está no Senac”, ministrada pelo reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), professor Zaki Akel Sobrinho, gestão 2008-2016. Em União da Vitória, a programação incluiu oficinas de gastronomia, beleza, fotografia, elaboração de currículo, primeiros socorros e segurança no trabalho.

Ao longo do dia, dezenas de escolas públicas e particulares, militares do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, e pessoas que concluíram o Ensino Médio ou estão cursando, tiveram a oportunidade de participar dos 28 eventos técnicos disponibilizados gratuitamente ao longo do dia. Conforme o gerente Executivo do Senac de União da Vitória, Agnaldo Camilo Monteiro, centenas de adolescentes e adultos passaram pela feira. “Preparamos vários eventos na área de gastronomia, saúde, gestão e na área de segurança. O objetivo é mostrar que os alunos ou clientes do Senac podem se qualificar para o mercado trabalho”.

Ensino profissionalizante em alta

Ainda segundo Monteiro, as formações técnicas são alternativas atrativas para driblar a crise econômica, seja para quem quer ingressar, ou voltar, o mais rápido possível, ao mercado de trabalho. “Enquanto há muitos trabalhadores desempregados, recrutadores se esforçam para encontrar profissionais de nível técnico devidamente capacitados. Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com o Conselho das Américas (COA) e a Fundação JP Morgan Chase, cerca de 40% das empresas têm dificuldades para contratar técnicos, porque faltam candidatos com os requisitos necessários para preencher essas vagas”, explica.

Durante a feira os visitantes foram convidados a participar do Jogo da Carreira Senac, que demonstrou como iniciar uma profissão com a ajuda da instituição. “O Senac oferta cursos com alta empregabilidade e que permitem a rápida inserção no mercado de trabalho. As opções incluem cursos de formação inicial e continuada, técnicos de nível médio, tecnólogo e pós-graduação a distância”, disse o gerente.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta