Senar entrega certificados para participantes de curso na piscicultura

·
Atualizado há 9 anos

senar-certificados-uniaodavitoria
(Foto: Assessoria).

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realizou, no final do ano de 2014, o curso ‘Trabalhador na Piscicultura – Sistema de Cultivo’ com foco a criação de peixes, para produtores de União da Vitória e região. A entrega de certificados, de participação, ocorreu, na tarde desta quinta-feira (29/05), no gabinete da Prefeitura.

“Como agricultor e produtor de leite, sei da importância da informação e da tecnologia para aperfeiçoar os sistemas produtivos e melhorar a renda frente à atividade. Por isso, como gestor público forneço total apoio para a formação e o aprendizado”, salienta o prefeito, Pedro Ivo Ilkiv. Segundo ele, o município detém grande potencial na piscicultura, tanto é que, a Prefeitura trabalha no setor, com programa que recupera os tanques de peixes, fornece apoio técnico e articula o mercado consumidor. “Queremos, por meio da nossa cozinha social, colocar o pescado como componente da merenda escolar para nossos alunos”, destaca Pedro Ivo.

O curso do Senar teve apoio, além da Prefeitura de União da Vitória – via Secretaria de Agricultura, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Associação Comercial e Industrial de General Carneiro, Instituto de Pesquisa, Extensão e Prestação de Serviço (IEPS) e Centro de Estudos Pesquisa e Extensão em Aquicultura Ildo Zago. “Foi um curso inicial, preparatório para que as pessoas possam desenvolver a atividade”, frisou o representante do Senar, Osni Gilberto Schroh. Ao todo, 15 produtores participaram das atividades.

A expectativa é de dar continuidade aos cursos, que são oferecidos gratuitamente. Entre eles, o Senar ofertou o curso de oratória, está ofertando inclusão digital para pessoas da 3ª Idade, de 08 a 12 de junho, em parceria com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar). “As pessoas podem fazer contato com a secretaria da faculdade e se inscrever”, informa. “São vários cursos gratuito para facilitar o trabalho e desenvolvimento da comunidade”, enumera.