UNESPAR: Ano letivo começa apenas em abril

·
Atualizado há 7 anos

UnesparX2
Campus em União da Vitória vive semanas de encerramento do ano letivo de 2016

Enquanto as outras três instituições de ensino superior do Vale do Iguaçu caminham para o fim do primeiro bimestre do ano, a Unespar de União da Vitória ainda está em 2016. Pelo menos no ano letivo. A previsão é de que o fim do calendário ocorra neste mês. Assim, o ano letivo de 2017 no campus inicia apenas em abril.

“No ano passado, assim como em boa parte das escolas e universidades estaduais, tivemos período de greve dos docentes e a ocupação das instalações por discentes. Então, como temos que cumprir 200 dias letivos no mínimo, tivemos que avançar nos meses de fevereiro e março o número de dias letivos que não pudemos complementar em 2016”, explica a diretora do centro de áreas das Ciências Humanas e da Educação, Karen Brito.

Nesta semana, o campus se dedica a realização dos exames finais do ano letivo de 2016. Na sequência, as últimas duas semanas do mês, são reservadas para que a secretaria tenha tempo para organizar a documentação de encerramento de um ano e começo de outro. Será também o período para o aperfeiçoamento dos professores, que por uma semana, participam de uma semanada de capacitação e mesas-redondas.

As aulas do ano letivo de 2017 começam no dia 3 de abril. Para não avançar em 2018, equipe do campus montou um calendário de aulas que já está aprovado pela reitoria. “É uma proposta que vai exigir dos docentes e discentes uma frequência constante mas o aspecto positivo é de que as aulas terminem neste ano mesmo”, reforça Karen. O calendário limita as férias de julho em uma semana e estende as aulas até o dia 23 de dezembro. Isso, se nenhuma outra manifestação ocorra. “Essa possibilidade sempre existe”, sorri a diretora.