UNIGUAÇU: Biomedicina em Ação atende crianças de CEMEIs do Vale do Iguaçu

Cerca de 90 crianças foram atendidas no projeto que teve início no CEMEI Leonice Martins Hirsch, de União da Vitória

·
Atualizado há 7 anos

uniguaXXu-biomedicina-valedoiguaXXuXX1XCom o objetivo de levar informação e orientação sobre higiene básica às crianças das CEMEIs de União da Vitória e Porto União, os acadêmicos do sétimo período de Biomedicina da Uniguaçu deram início na tarde desta segunda-feira, 5, ao projeto Biomedicina em Ação, que foi realizado na CEMEI Leonice Martins Hirsch, de União da Vitória.

O projeto, que teve início há oito meses, faz parte do estágio em Patologia Clínica, coordenado pelos professores Carlos Vinicius Sbardelotto, Janaina Túrmina e Maria Carolina Stipp, no qual os acadêmicos aprofundam seus conhecimentos em Parasitologia Clínica.

Cerca de 90 crianças da CEMEI participaram da atividade, que consiste, no primeiro encontro, na apresentação de um teatro com orientações de higiene básica, e logo após, os acadêmicos realizam coleta de amostra de fezes dos alunos, para o exame parasitológico. Após o resultado, é repassada aos pais a importância sobre consultas e outros exames para tratar possíveis parasitoses.

Para 2017, o planejamento é que 5 CEMEIs recebam o projeto Biomedicina em Ação, composto por 5 encontros. A coordenadora do curso de Biomedicina da Uniguaçu e uma das coordenadoras do projeto, Janaína Túrmina, explica a importância dessa atividade para a formação do profissional Biomédico. “Além do compromisso social, eles precisam repassar e transmitir os conhecimentos que tiveram de uma forma mais acessível para crianças. Eles desenvolvem um linguajar para um público mais jovem e desenvolvem também o caráter educacional que essas crianças precisam ter”, comenta a professora. “Os acadêmicos também desenvolvem a linguagem corporal, com o teatro, passando a informação de uma forma diferenciada do que estão acostumados”, acrescenta a coordenadora.