UNIUV: Acadêmicos desenvolvem projeto arquitetônico em São Mateus do Sul

·
Atualizado há 6 anos

(Foto: Assessoria).
(Foto: Assessoria).

Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) desenvolveram um projeto público em São Mateus do Sul com o objetivo de criar espaço para a feira do produtor e eventos culturais, valorizar a cultura da erva mate, arquitetura e o espaço urbano da cidade, qualificar o lazer da população local e da região bem como fomentar o turismo e comércio local.

A ideia surgiu por meio do Conselho do Jovem Empresário de São Mateus do Sul (Conjove), que elaborou a conceituação da Rua do Mate e buscou alunos de Arquitetura e Engenharia interessados em desenvolver o projeto arquitetônico. Assim, a UNIUV deu andamento na produção do projeto urbanístico e arquitetônico por meio de um projeto de extensão orientado pela professora Geruza Vieira.

Segundo Geruza, o projeto urbanístico e arquitetônico está praticamente pronto para ser executado sendo elaborado “Eu gostaria de destacar alguns elementos: a área coberta que propicia a utilização do espaço, que mesmo em caso de chuva não há comprometimento nas atividades do local. Os quiosques que utilizam elementos da arquitetura tradicional polonesa, valorizando a cultura dos imigrantes da cidade. O projeto da fonte de água corrente que remete ao Rio Iguaçu, rio responsável pelo surgimento e desenvolvimento da cidade. Esta fonte tem o objetivo de ser elemento interativo, onde as pessoas possam se refrescar em dias quentes e aproveitar o som da água corrente. O portal de entrada da praça que fica localizado próximo e visível da BR 476, o qual tem objetivo de chamar a atenção de quem trafega para a cidade. Esperamos que o projeto tenha boa aceitação pela população”, comenta.

Para Geruza, há a expectativa de que este projeto traga grandes benefícios para São Mateus do Sul e para região. “Sob o ponto de vista acadêmico, foi um projeto interessante para os alunos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, pois puderam se aproximar da elaboração de um projeto de forma integral, proporcionando o contato com a realidade da tramitação e etapas das obras públicas, assim como contato com profissionais da área que orientaram o desenvolvimento do projeto”, relata

Participaram do projeto os acadêmicos Andressa Icker, Bruno Cechinatto, Luiza Baniski, Sabrina Marzczaokoski Borges, Ana Pábula S. Lopes, Michele S. C. de Sousa, Thayná P. Petkowicz.