UNIUV amplia debate sobre Fake News em escolas da região

“Ciclo de debates - Múltiplas Perspectivas” é um projeto de extensão universitária

·
Atualizado há 5 anos

uniuv-fakenews-educacao (7)Promovendo a discussão sobre Fake News, o projeto de extensão “Ciclo de debates – Múltiplas Perspectivas” realizou mais uma mesa redonda, nesta terça-feira, 6. O intuito do evento foi discutir sobre o conhecimento que a sociedade tem em relação às noticias falsas.

Um dos debates aconteceu no Colégio Estadual de São Cristóvão (Cesc), em União da Vitória (PR), e contou com a presença da coordenadora do projeto, Prof. Dra. Angela Farah, que comentou sobre que é fake news e como identifica-las. O Prof. Dr. Wanilton Dudek, falou sobre a fake news na história, e a Prof. M.e. Mirian Karla Kmita contou sobre os tramites legais e consequências de se compartilhar as notícias falsas.

Ângela comenta que os alunos têm uma maior curiosidade sobre os assuntos legais. “Eles buscam se informar sobre o que podem, se podem compartilhar, ou não. Além de reforçamos a diferença do jornalismo profissional e da produção de Fake News”.

Já na Escola de Educação Básica Santa Cruz (Cesc), em Canoinhas (SC), o Prof. Dr Lúcio Kürten dos Passos e o M.e. Edinei Wassoaski realizaram a palestra abordando o tema de modo geral. Além de promover o diálogo com os alunos presentes, instruíram sobre a checagem dos fatos.

“Ciclo de debates – Múltiplas Perspectivas”

Atualmente, o projeto de extensão está sendo executado em várias escolas da região. E na próxima segunda-feira (12), será realizada a mesa redonda com o tema “Racismo em Debate”, na sala de eventos do Centro Universitário de União da Vitória. O evento é aberto ao público e inicia as 19h30. Também já estão agendados eventos para escolas de Porto União (SC) e General Carneiro (PR).