Uniuv atravessa o Brasil mais uma vez para participar do Projeto Rondon

A Instituição estreia em Projeto da Marinha do Brasil, ACiSo, e garante mais uma participação no Projeto Rondon

·
Atualizado há 10 anos

rondon
A Uniuv já participou de duas operações: 2 de Julho na Bahia foi a pioneira na Instituição. O grupo foi para Irará em fevereiro deste ano (Lúcio Passos/Uniuv)

O Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) vai recrutar mais um grupo para participar do Projeto Rondon. A notícia foi anunciada no site do Ministério da Defesa na última sexta-feira, 13, quando o edital com os nomes das Instituições selecionadas, as propostas de trabalho e cidades de atuação foram divulgadas.

Mas, a notícia deste ano veio com novidade. A Uniuv poderá recrutar nove alunos para o Projeto, ao contrário das edições anteriores. Isso devido a Instituição ter sido indicada pelo Ministério da Defesa para compor uma vaga de outro projeto da Marinha do Brasil, a Ação Cívico-Social (ACiSo).

Nesse caso, serão nove alunos selecionados, oito irão integrar o Projeto Rondon na Operação Guararapes, e um aluno fará parte da ACiSo. “Esse aluno vai compor outra equipe com alunos de outras instituições. E ele vai passar cerca de suas semanas embarcado em um navio da Marinha fazendo atendimento Cívico Social nas comunidades ribeirinhas, por onde a embarcação passar”, conta Vivian Guimarães, representante da Direção Acadêmica da Uniuv e também coordenadora do Projeto Rondon dentro da Instituição.

projeto rondon  2
Segundo grupo embarcou para o Maranhão em julho, para a Operação Forte do Presépio (Lúcio Passos/Uniuv)

As duas operações irão acontecer simultaneamente, de 18 de julho à 1º de agosto do próximo ano. Os alunos que estiverem em busca de novas experiências podem preparar o currículo desde já para apresentar à comissão julgadora. O edital será aberto apenas em fevereiro de 2014, mas Vivian afirma que tudo deve estar pronto até lá, pois será uma etapa rápida entre seleção, treinamento e embarque para a Operação.

“Vai ser o mesmo edital para contemplar essas nove vagas, e como até o final de fevereiro nós precisamos enviar todas as informações para o Ministério da Defesa nosso processo seletivo vai começar logo nos primeiros dias de aula”, completa.

Acompanhe Vivian Guimarães sobre o Projeto:

Operação Guararapes

Os alunos recrutados irão passar 17 dias na cidade de Correntes ao norte de Pernambuco.  Lá os alunos ministrar oficinas para a comunidade local. Os Rondonistas da Uniuv, como são chamados os alunos que participam do Rondon, terão a orientação de duas professoras, as quais escreveram o projeto, Emili Coimbra e Luísa Rech Gregol.

Uma delas vai realizar a viagem precursora nos próximos dias até Correntes. Lá será apresentado o “anjo”, soldado responsável pela segurança dos acadêmicos, e também questões de estadia e alimentação serão firmadas. Lembrando que o Projeto Rondon é gratuito. “A Instituição só financia o deslocamento dos alunos até a capital, no caso Curitiba”, afirma Vivian.

O restante dos gastos, alimentação e estadia são custeados pelo Projeto e também prefeituras que recebem o grupo de Rondonistas.

 O que é o Projeto Rondon e ACiSo

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon é um plano de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

Contudo, a Ação Cívico-Social não foge da linha de atuação do Projeto Rondon, apenas diferencia por ser coordenada pela Marinha do Brasil. A ACiSo busca solucionar os problemas mais urgentes das comunidades onde atua e desenvolver o espírito cívico e comunitário do cidadão.

A Ação acontece no mesmo período que o Projeto Rondon, porém, é uma atividade extra. A vaga da Uniuv para participar da AciSo deve ser ocupada por algum estudante da área da saúde.

 

 

Documentação e exigências da vaga

  1. Todos os alunos da Uniuv podem participar;
  2. Histórico Completo;
  3. O aluno deve ter cumprido 50% da grade curricular do curso, ou mais;
  4. Ser pró-ativo, responsável e comprometido;
  5. Ter engajamento em projetos extracurriculares e também sociais.