Uniuv tem liberação de documento para restauração do Cine Teatro Luz

O anuncio aconteceu nesta quarta-feira, 14, durante uma coletiva de imprensa

·
Atualizado há 5 anos

(Foto: Ricardo Silveira).
(Foto: Ricardo Silveira).

Uma coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira, 14, no Centro Universitário de União da Vitória – Uniuv, formalizou a liberação do Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, para os trabalhos de restauração do Cine Teatro Luz. O espaço está sob responsabilidade da instituição de ensino.

O reitor Alysson Frantz e o vice, Lúcio Passos, acompanhados do prefeito em exercício de União da Vitória, Bachir Abbas, responderam as perguntas da imprensa. A autorização foi assinada no dia 31 de outubro pela arquiteta e Urbanista do setor do patrimônio cultural, Rachel Krul Tessari.

O projeto

Foram quase dois anos de aprimoramento do projeto de restauração. Diversos encontros com a coordenação do patrimônio Cultural, em Curitiba aconteceram. Segundo Alysson Frantz, o tempo de espera foi de acordo com os cumprimentos legais do projeto. “Estávamos ansiosos para iniciar a restauração, mas era preciso aguardar a liberação do Patrimônio, caso contrário estaríamos infringindo a lei, sob risco de responsabilidade civil e criminal para a Prefeitura e para a Uniuv”, disse.

Na próxima semana, em data ainda ser definida, está programada uma audiência pública na Câmara de Vereadores de União da Vitória, Neste encontro será apresentado o projeto de restauração.

No primeiro momento, a restauração consiste em dar segurança ao espaço e possibilitar a realização de eventos. Será melhorada a cobertura, paredes e piso do Cine Luz. Serão investidos mais de R$ 700 mil reais, recursos oriundos da Fundação Municipal Centro Universitário da Cidade de União da Vitória.

20181114-uniuv-cineluz-educacao (2)Em outra etapa do projeto, a restauração passa por melhorias nos assentos, serviço de som, e telão para a exibição de filmes. Neste aspecto, o planejamento é de sessões culturais (circuitos de cinema), não comerciais.

Além disso, a restauração do Cine Luz tem como objetivo abrigar grandes eventos, não só promovidos pela instituição. “Queremos abrir o Cine Luz para várias iniciativas, isso vai ao encontro do que propomos no inicio de nossa gestão, de aproximar cada vez mais a Uniuv da população”, enfatiza Alysson Frantz.

Prazos

Nos próximos dias, será lançado o edital de licitação para a contratação da empresa responsável pela restauração do Cine Teatro Luz. A expectativa da reitoria, é de que esse processo seja concluído até o final do ano.

Sendo concluída a licitação, a empresa vencedora terá o prazo de 180 dias para concluir o trabalho. “Estamos muito otimistas de que todo o processo será realizado, e que no próximo ano vamos colocar em atividade esse espaço tão importante para nossa região”, concluiu Frantz.