UNIUV: Uma semana para os comunicadores

Nesta edição da Semana da Comunicação debates sobre novas tendências no mercado serão destaque

·
Atualizado há 9 anos

semanacomunicacao-uniuv-educacaoA partir da próxima segunda-feira, 25, começa no Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) uma semana exclusiva para os acadêmicos de Comunicação Social. A Semana da Comunicação já acontece há muito tempo, desde o início dos cursos, há dez anos, mas a intenção não muda: integrar alunos e profissionais que já trabalham na área de Publicidade e Propaganda ou Jornalismo. “Queremos mostrar como eles [profissionais] trabalham a comunicação na prática”, comenta o professor Edinei Wassoaski, um dos organizadores da Semana.

Cada dia do evento é dedicado para uma área. Na segunda-feira a presença é da Malu Barreto. Ela é coordenadora de comunicação do parque de diversões Beto Carrero World e vai falar sobre os desafios do marketing na atualidade. Na terça-feira a palestra fica por conta do VP de Planejamento da OpusMúltipla, Tiago Stachon, que também vai falar sobre novidades nos trabalhos da publicidade. Já na quarta-feira quem vem para a Uniuv é o jornalista e editor chefe do jornal do meio dia da RBSTV em Joinville, Rafael Custódio. Ele vai falar sobre os desafios de quem faz ao vivo. A conversa sobre Jornalismo continua na quinta e sexta-feira com Genara Rigotti do jornal A Notícia, também de Joinville. O tema do seu bate-papo será “O Desafio do Jornalismo Multiplataforma”. Já no último dia de encontro a conversa vai ser bem mais descontraída na presença de Carlos Eduardo Marquioni. Ele vai falar sobre TV Digital e de algumas tendências na comunicação. O ponto de encontro será no pub do clube The Hall. Na ocasião egressos da Instituição, que tiveram livros publicados, também irão se juntar ao debate e falar sobre a produção de grandes reportagens e textos, além dos desafios de escritor no início de jornada. Lembrando que todas as palestras acontecem em horário de aula, das 19 horas às 22h30.

Do calendário inicial ao que vai ser colocado em prática houve algumas mudanças, como o nome de um dos palestrantes. O produtor da RPCTV, James Alberti, estava confirmado para participar do último dia do encontro, no entanto após ameaças de morte recebidas em abril, o jornalista está afastado. O caso aconteceu quando o jornalista participava da produção de uma reportagem em Londrina, no norte do estado.

Alberti já esteve na Uniuv em uma Semana da Comunicação logo após ganhar um Prêmio Esso, o Oscar do jornalismo. Na época ele apresentou a produção do especial Diários Secretos, que já ganhou reconhecimento internacional e faz parte do ranking das dez melhores reportagens investigativas no mundo, junto com o caso de Watergate.

Kombi

Com uma pegada hipster – o que determina novas tendências – uma Kombi com a identidade visual da Semana da Comunicação, será colocada no meio do pátio da Uniuv. A intenção, segundo Wassoaski, é mostrar que a comunicação pode estar em qualquer lugar e ser propagada de qualquer forma. “Podemos nos comunicar por qualquer meio, não há um meio específico para isso”, reforça.