ELEIÇÕES 2014: Mesários são capacitados para as eleições de outubro

·
Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko

Mesarios 01Restando apenas três semanas para as eleições, os cartórios eleitorais de todo o País capacitam seus mesários para o trabalho do dia 5 de outubro. Em União da Vitória, a capacitação de aproximadamente 150 pessoas já terminou. Ela ocorreu durante toda a semana passada. Nesta, mesários das cidades de Bituruna e Cruz Machado, assistidos pelo núcleo da Zona Eleitoral em União, 33ª e 153ª zonas eleitorais, também recebem treinamento.

Para o chefe do cartório, Fernando Kreutz, a participação dos mesários ficou abaixo das expectativas. A unidade esperava maior participação, bem como a inscrição de mais voluntários. “Alguns não participaram porque já conheciam o processo. No caso dos voluntários, temos um pequeno número na nossa zona eleitoral. A maioria vem porque é convocada pela Justiça Eleitoral”, diz.

Em Porto União, os números satisfazem mais. Quatorze turmas recebem treinamento até o dia 19, em um roteiro que começou já no dia 10. “É uma tradição: antes de todas as eleições nós realizamos este treinamento”, lembra o chefe do cartório eleitoral 25ª zona eleitoral, Brainer Kist. Além de Porto União, as cidades de Irineópólis e Matos Costa também participam da capacitação. Conforme Kist, embora sem dados oficiais, o número de voluntários participantes desta edição é considerado bom.

Orientação dos cartórios

Nos cursos de capacitação, pelo menos duas das orientações dadas aos mesários envolvem diretamente os eleitores. Trata-se do uso dos celulares e da apresentação de um documento oficial, com foto.

No caso dos aparelhos móveis da telefonia, a regra é bem clara: eles não podem ser levados até à cabine, para que fraudes sejam evitadas. “Recomendamos que a pessoa deixe em casa ou, se não for possível, com um dos mesários”, orienta Kist.

Para votar, ainda, é preciso apresentar um documento oficial, com foto. “Sem o documento, não se pode votar”, enfatiza o chefe do cartório em Porto União.

No dia 5 de outubro

Serão votados neste ano os nomes para os cargos de Presidente, Governador, Deputado Federal, Estadual e Senadores. Nas eleições, o trabalho dos mesários começa logo cedo, às 7 horas e só termina às 17 horas.