AEROMODELIMO: Voando com os pés no chão

Asas do Iguaçu pratica o aeromodelismo em Porto União há quatro anos. Visitação do clube é aberta à simpatizantes e até curiosos

·
Atualizado há 8 anos

AeromodelismoX03
João Daniel e seu novo “brinquedo”: paixão é de gente grande. (Foto: Mariana Honesko).

O controle do avião depende de concentração e uma boa dose de técnica. Não, eles não estão a bordo da aeronave, mas é como se estivessem. A seriedade garante a estabilidade do voo e a integridade do avião. Basta um movimento em falso para tudo vir à baixo, literalmente. Todos os predicados para justificar uma boa “viagem” são compartilhados pelos membros do grupo de aeromodelismo Asas do Iguaçu. Ele tem quatro anos, nasceu da união dos amantes da atividade, mas tem sua história ligada ainda ao ano de 1987, quando o hobby, de fato, deu seus primeiros sinais de vida.

Em Porto União, o Asas do Iguaçu não tem sede própria. A reunião do grupo ocorre em uma área particular, na Área Industrial da cidade, cedida pelo empresário Antônio Alexandre Moreira, outro amante da aviação. Embora humilde, a estrutura é aberta para todos. “A entrada é livre para curiosos e simpatizantes. Para começar a prática, não é cobrado nada. Basta ter mais de dez anos e, neste caso, a observação de um responsável”, conta o membro do grupo, João Daniel Hofmann. O encontro do Asas é sempre aos domingos, das 8 às 11 horas. “O hobby traz a boa amizade e uma irmandade, pois tem praticantes de outras cidades e estados que quando passam por nossas cidades, sempre nos visitam”, menciona Hofmann.

Aeronaves

AeromodelismoX02
Controles, digital e analógico: os controladores de voo

Os aviões pilotados do chão alcançam até 600 metros de altura. Isso, para iniciantes. “Mas pode chegar até dois quilômetros, quando precisamos, aí sim, de auxílio das câmeras”, lembra Hofmann.

No grupo, vários modelos alcançam o ar. Há, por exemplo, os aeromodelos à combustão, com motor e movidos à etanol e gasolina. Estes pesam entre dois e cinco quilos. Os modelos elétricos, movidos à bateria e pesando pouco – a partir de 400 gramas – também são controlados no Asas do Iguaçu. Em média, as aeronaves custam cerca de R$ 700.

Sobre o clube

Todos os membros do Asas compartilham da mesma paixão. Ocorre que, a partir de 2016, todo esse amor deve ganhar ainda mais organização. “Estamos arrumando o clube e fazendo normas e regras. Vamos fazer eleição do presidente e vice-presidente para fortalecer o hobby”, antecipa Hofmann.

Saiba mais!

Para conhecer detalhes do grupo que se reúne em Porto União, o telefone (42) 9105 3255 foi disponibilizado. Há ainda mais detalhes na página do Facebook, “Aeromodelismo Asas do Iguaçu”.