Alemães apostam no sucesso da festa típica

Evento realizado no sábado deve resgatar homenagem ao aniversário de imigração germânica

·
Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko

Alemaes 3
Fotos: Ricardo Silveira/Jornal O Comércio

A organização não tem dúvidas e julga “um sucesso” o evento organizado e aberto ao público no sábado. No dia 26, a Praça Hercílio Luz vestiu-se com as cores da Alemanha e brindou, com chopp e bratwurst, os 190 anos de imigração alemã. A iniciativa foi do Instituto Cultural Grünenwald, de Porto União.

Conforme o grupo, o evento nasceu para resgatar o que já foi bem mais forte na cidade e na vizinha, União da Vitória. “Pesquisei e vi nos livros que especialmente entre 1921 e 1936, o dia 25 de julho era feriado”, comentou o presidente do Instituto, Élio Weber. Na mesma época, mais de 70% dos moradores eram alemães ou descendentes. O tempo passou e o dia 25 perdeu um pouco da lembrança. “Se nós não fizermos nada agora, a história vai se perder. Acredito que agora é a última chance de resgatarmos isso”, avaliou.

Na Hercílio Luz, a festa durou o dia todo. Houve exposição de fotos antigas, passeio com a já popular bicicleta de muitos lugares e venda das iguarias mais tradicionais da cultura. “Podemos dizer que a festa já é um sucesso”, sorriu Weber.