Circo Escola Arlequim: “agora sim, teremos vida debaixo da lona”

A afirmativa é de Cristian Kraemer, coordenador da escola. A felicidade é uníssona entre ele e os alunos. Uma recente parceria com o Circo Galáxi trará realidade ao antigo sonho do grupo do Vale do Iguaçu

·
Atualizado há 7 anos

circoX3
Amantes da arte circense, a Escola Arlequim firmou parceria com o Circo Galaxy de São Paulo (SP). (Fotos: Wannessa Stenzel)

Mãos à obra.

Tão logo o picadeiro ganhará cores e gente. Agilidade no trabalho é o que não falta. Ferro para um lado. Ferro para o outro. O coração bate mais forte. A lona está quase erguida.

Este tem sido o dia a dia da equipe do Circo Escola Arlequim de União da Vitória. Desde a semana passada, o grupo corre contra o tempo para tornar realidade um sonho antigo: aulas e ensaios debaixo da lona.

Amantes da arte circense, a Escola Arlequim firmou parceria com o Circo Galaxy de São Paulo (SP). A iniciativa veio de uma conversa entre Cristian Kraemer (Cris), coordenador da escola e o Leandro Teixeira (Léo), sócio proprietário do Galaxy. “Juntamente do Léo vimos a oportunidade de transcender a nossa arte circense para um picadeiro de verdade”, afirma Cris.

Léo se instalou em um terreno baldio na Avenida dos Ferroviários, próximo à Perimetral, de Porto União. Ele pretende permanecer no Munícipio pelos próximos dois anos – se não ficar mais. A ideia é unir a sua estrutura circense com a paixão e talento do grupo. “Estou muito feliz por estar em uma cidade tão acolhedora e oportunizar o Arlequim a realizar este sonho. Eles vibram com a lona de circo. É incrível isso! ”, confirma Léo.

Desde 2006, a gente olha as aulas e fica encantado com a desenvoltura do Arlequim. É tudo muito mágico. “Tudo o que a gente queria está agora acontecendo. A lona de circo será o nosso segundo lar”, conta Cris.

O Circo Escola contava com aulas e ensaios em uma sala de uma academia de União da Vitória. Inclusive o grupo já tentou em vários espaços transpor a cultura circense. As aulas são compostas por um alongamento inicial, preparo do corpo para as técnicas circenses propriamente ditas e o momento final onde o aluno pode escolher entre as técnicas circenses como tecido acrobático, trapézio, lira, corda indiana, tecido marinho, petit volant, faixa, mini-tramp, trampolim acrobático, acrobacias de solo, pirâmides, técnicas de destrezas com malabares, bola de equilíbrio, entre outros.

Lona de circo

Na tarde de ontem, 10, a nossa reportagem estava acompanhando os trabalhos do grupo. A intenção era subir a lona o mais rápido possível e assim foi! Até às 17 horas a lona já estava preparada.

Reestreia

O Circo Galaxy e o Circo Escola Arlequim farão apresentação especial para convidados na noite de 21 de abril, às 20 horas, em Porto União.