Final do concurso “Soletrando” reúne 68 estudantes

(Foto: Assessoria).
(Foto: Assessoria).

Diogo Fernando Piecharski, de 13 anos, passou os últimos dez meses estudando para a quarta edição do Soletrando, concurso de soletração de palavras promovido anualmente pela Secretaria de Educação de Irineópolis. O esforço e dedicação valeram à pena, o estudante do sétimo ano do Núcleo Educacional Guilherme Bossow foi vencedor em duas modalidades do concurso, realizado nesta quarta-feira, 31, no Centro de Uso Múltiplo.

Assim como Diogo, outros 67 estudantes da rede municipal de ensino conseguiram chegar à última etapa do Soletrando, que reuniu crianças e adolescentes que foram destaques nas eliminatórias realizadas nas escolas. Esta edição o concurso teve um diferencial: a inclusão das categorias livre e também primeiro e segundo ano, estimulando mais alunos a conhecerem as regras de ortografia e o encantador universo das palavras e seus significados.

Para a professora Viviane Henning, uma das idealizadoras do evento, os bons resultados refletem a dedicação dos estudantes dentro e fora das salas de aula.  “A gente enquanto professor procura sempre estar incentivando, trabalhando e demonstrando as mudanças que têm na língua portuguesa com a nova ortografia, mas o empenho vem deles, dos pais e da família. Estou muito satisfeita e orgulhosa pela participação de todos”, comenta.

A secretária de educação, Lillian Eliane Batschauer Ferreira enaltece o incentivo das famílias e também o trabalho de professores e assistentes técnicas pedagógicas, que diariamente incentivam à cultura. Para ela, o Soletrando apresenta o resultado do esforço de toda a rede durante o ano letivo.  “Os alunos nos surpreenderam de uma forma muito positiva, trazendo o real significado da educação que é esse aprofundamento, compreensão de mundo e o sentido das palavras. Eles se sentiram leves e soltos porque aprenderam realmente em sala de aula”, avalia a secretária.

Estudante do sexto ano do Núcleo Educacional Presidente Adolfo Konder, Jaqueline Bay, ficou muito contente em conseguir representar sua escola na etapa municipal. “É uma emoção que não tem igual. O fato de ter participado já é uma vitória”, relata a aluna. Assim como ela, o aluno campeão Diogo Piecharski não escondeu a alegria de subir ao palco e demonstrar o que aprendeu. “ Se você estudar, você chega onde quer. Dia e noite eu estava estudando para chegar aqui e conseguir não só uma, mas duas medalhas”, comemora o estudante.

Confira o resultado:

1° Lugar: Camily Franco de Lima do Núcleo E. Guilherme Bossow.

2°Lugar: Edenilson Daniel   do Núcleo E. Pres. Adolfo  Konder.

3° Lugar: Douglas Cubas do Núcleo E. Pres. Adolfo Konder.

Categoria 3° e 4° Ano

1° Lugar: Vitor de Souza Cingano do Grupo E. Dalmo E. Sfair.

2° Lugar: Ana Júlia da Costa Soares do Núcleo E. Pres. Adolfo Konder.

3° Lugar: Any Gabriely Zientara do Núcleo E. Pres. Adolfo Konder.

Categoria 5° e 6° Ano

1° Lugar: Emanueli Vitória de Lima do Grupo E. Dalmo E. Sfair.

2° Lugar: Julia Caroline Klug do Grupo E. Dalmo E. Sfair.

3° Lugar: Flávia de Jesus Meirelles do Núcleo E. P. Adolfo Konder.

Categoria 7° ao 9° Ano:

1°Lugar: Diogo Fernando Piecharski do Núcleo E. Guilherme Bossow.

2°Lugar:Monique Catapan do Grupo E. Dalmo E. Sfair.

3°Lugar: Thaine Ap. Henning do Núcleo E. Guilherme Bossow.

Categoria Livre:

1°Lugar: Diogo Fernando Piecharski do Núcleo E  Guilherme Bossow.

2°Lugar: Thiago Wesley de Oliveira do Núcleo E. Guilherme Bossow.

3°Lugar: Jaqueline Geovana Bay do Núcleo E. P. Adolfo Konder.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta