Grupo Folclórico Kalena: show 2013

A tradicional apresentação do Grupo em sua cidade sede acontece no dia 25 de outubro

Existem diversas formas de se perpetuar a cultura de um povo. Seja por meio de registros escritos, desenhos e fotografias. No entanto, é na dança que se encontra a forma mais plena e sublime. A dança é a expressão do corpo e da alma, em uma sequencia de movimentos ritmados. É a linguagem universal.

É por meio da dança que há 44 anos o Grupo Folclórico Kalena mantém viva a cultura de sua nação. Fundado em janeiro de 1969, o Grupo já se apresentou em diversas cidades e, em 2010 fez sua primeira turnê internacional pela Ucrânia e Estados Unidos. O Grupo  é composto por mais de cem integrantes, divididos em grupo infantil, juvenil, adulto, corpo coreográfico e diretoria.

Em sua cidade sede, União da Vitória, o Kalena anualmente apresenta um show especial. Em 2013, o evento acontece no dia 25 de outubro no Cine Teatro Luz. Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 15, na Associação Comercial e Empresarial de União da Vitória (ACEUV), Ótica Univisão e Óticas Iguaçu.

Mais sobre o Grupo

Kalena é uma entidade vinculada ao Clube Ucraniano de União da Vitória . O seu início se deu pelo impulso natural dos jovens descendentes de ucranianos, que não queriam perder a cultura trazida da longínqua terra de seus antepassados.

A história do grupo sempre foi marcada de um esforço contínuo na busca do crescimento e aprimoramento. Seus integrantes, no decorrer dos 44 anos de atividades, sempre vem participando de vários cursos de aperfeiçoamento da dança folclórica ucraniana, inclusive cursos no exterior.

Como maiores conquistas, evidencia-se o 1º Lugar no Festival Internacional de Foz do Iguaçu e o 1º Lugar do 17º Festival de Danças de Joinville, considerado o maior evento do gênero na América Latina. Em 2008, o Folclore Ucraniano Kalena foi premiado pelo Ministério da Cultura com o “Prêmio Culturas Populares”, como reconhecimento ao trabalho desenvolvido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>