Irineópolis se prepara para a 12º Mostra de Dança

Por meio da dança, os educadores buscam a experiência corporal que possibilita aos alunos novas formas de expressão e comunicação

·
Atualizado há 9 anos

mostra-dança-irineopolisIrineópolis se prepara para o maior evento do ano. A 12º Edição da Mostra de Dança Suave Noite, que neste ano será nos dias 09 e 10 de outubro no Ginásio Municipal de Esportes, reunirá alunos de todas as escolas da rede municipal de ensino estão. O primeiro dia do evento contará com apresentações das crianças da Educação Infantil do município, Apae e Grupo Folclórico da Terceira Idade. No segundo dia será a vez dos alunos do Ensino Fundamental I e II, Escola de Jovens e Adultos, Ensino Médio e escolas de dança. A entrada é franca nos dois dias de evento.

De acordo com a secretaria de Educação, Lilian Eliane Batschauer, responsável pela organização do evento, todas as escolas estão se dedicando para garantir que o espetáculo seja ainda mais emocionante que nos anos anteriores.

A professora de Educação Física, Vivian Patrícia Borba Juraszek com ajuda da professora Regiane Konkel, ambas do Grupo Escolar Dalmo Edson Sfair estão preparando três grandes números para a mostra. Segundo Vivian a expectativa é grande  e as crianças estão empolgadas. Ao todo 94 alunos do Grupo Escolar Dalmo Edson Sfair estão sendo ensaiados para a mostra.

Já a professora de Educação Física, Giselle Karen Lezan, do Grupo Escolar Zélia Miles que está contando com a colaboração da professora de artes visuais Maria Cecília Brauhardt da Silva, para ensaiar os alunos, espera que o esforço seja reconhecido por todos. “Temos trabalhado muito e nos empenhado para apresentar o melhor”, disse Giselle. Maria Cecília espera que o evento seja um sucesso e que a comunidade veja o resultado. Além de ensaiar as coreografias, elas se preocupam com os cenários e trajes. O diferencial do Grupo Escolar Zélia Miles é a participação de alunos inclusos que trabalham no Atendimento Especializado pela Professora Eliz Colombo Vieira. “Muito esforço e empenho dobrado para que seja um grande espetáculo”, ressaltou Maria Cecília.

A Mostra foi criada há 12 anos com o objetivo de refletir sobre a importância da dança na escola, como instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. Por meio da dança, os educadores buscam a experiência corporal que possibilita aos alunos novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribui para o processo ensino aprendizagem.  O uso da dança como prática pedagógica tem o objetivo de unificar corpo e mente, ensinando a criança a pensar em termos de movimento para dominá-los e não apenas se preocupar com o domínio da escrita, do raciocínio lógico-abstrato e da linguagem. A dança como prática pedagógica tem favorecido a criatividade nas escolas do município, além de fortalecer no processo de construção de conhecimento.