Lazer gratuito em tempos de crise

banner-roda
Parque Histórico Iguassú

A crise econômica tem sido uma realidade para muitos brasileiros. O momento vem obrigando muita gente a realizar contenções no orçamento. O que está no topo da “lista de cortes” são o lazer e entretenimento. Porém, isto não significa que não existem alternativas que unam gastar pouco com se divertir com a família e amigos.

Nesta semana (8 à 14 de Abril), a Prefeitura de União da Vitória oferece opções culturais gratuitas para diversos públicos. Para os amantes da arte, o Núcleo de Artesãos de Pêssankas de Nova União oferece uma exposição com mais de mil itens desta tradição artística milenar ucraniana, que une técnica e criatividade. A exposição acontece entre os dias 8 e 14 de Abril na Havan. O evento é gratuito, mas oferece a possibilidade dos interessados em aprender um pouco mais da prática. Os interessados a desembolsar um pouco mais podem se inscrever em cursos ministrados pelos próprios artesãos no Centro de Eventos São Basílio Magno. As aulas acontecem no dia 12, a partir das 13h30 e custam R$ 50.

Já no dia 14, às 20 horas, na Igreja Sagrada Família, haverá uma exibição gratuita da Paixão de Cristo, realizada por uma oficina de teatro local — o grupo teatral Paixão de Cristo de São Cristóvão, que encena há mais de 15 anos a morte e ressurreição de Jesus. O coordenador Ozéias Olkovicz promete uma peça simples, porém dinâmica, encenada com muito carinho e dedicação à comunidade.

Para os amantes da natureza, não faltam opções na região: O Parque Histórico Iguassú oferece passeios de barco, trilhas naturais e belíssimas cachoeiras para os visitantes. E melhor, sem pagar nada. Para realizar uma visita, basta agendar no site oficial com sete dias de antecedência. Outra bela opção ao ar livre é a caminhada ao topo do Morro do Cristo, que oferece belas vistas da cidade e oportunidades de fotos com a estátua do Cristo. O local é um dos principais pontos turísticos da região e recebe mais de 30 mil visitantes ao ano.

Finalmente, existem as opções para os mais caseiros: por que não substituir uma visita ao cinema com a família — que no total pode sair mais de 40 reais — por algum serviço de streaming como o Netflix e conexos? A maioria está atualizada com os últimos lançamentos dos grandes estúdios e séries internacionais, e sua assinatura mensal fica entre 20 e 30 reais. Uma outra opção para se divertir com os amigos, é organizar jogos no conforto do seu lar em vez de gastar dinheiro com saídas noturnas. Além disso, considere aprender a fazer o seu prato preferido em casa: os preços totais dos ingredientes saem muito mais em conta do que uma visita ao restaurante.

A crise econômica pode estar apertando o cinto dos brasileiros, entretanto isso não significa que seja necessário privar-se do consumo de entretenimento. Ficar sempre ligado nas opções gratuitas que surgem e priorizar as alternativas de baixo custo, ajudam a driblar as contas e permitem uma economia maior no fim do mês, sem significar uma completa privação das oportunidades de entretenimento.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta