Prefeitos querem controle da malha ferroviária do Vale do Iguaçu

Santin Roveda e Eliseu Mibach participam de reunião com a Rumo logística

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Atualizado há 7 anos

mariafumaXXa-uniaodavitoria-portouniaoOs prefeitos Santin Roveda, de União da Vitória e Eliseu Mibach, de Porto União estiveram na última quinta-feira, 27, em Curitiba participando de uma reunião com a empresa Rumo Logística, para tratar de assuntos relacionados a malha ferroviária de Porto União. Os dois prefeitos pressionaram os representantes da Rumo, para a liberação da malha viária preservada, no município de Porto União, para a exploração da Rota Turística Ferroviária, com a locomotiva Maria Fumaça 310.

Apesar do otimismo o prefeito Santin Roveda disse que as negociações com a ALL Logística se perderam com a incorporação do trecho pela Rumo. “ Começamos tudo de novo, do zero. A diferença é que a empresa está receptiva e o prefeito Eliseu Mibach está na luta para incrementar o turismo nos dois municípios.  Ele não esconde que esse projeto é ambicioso e deve alavancar o setor de turismo no Vale do Iguaçu.

Potencial

Os dois municípios têm muita coisa para mostrar. A Rota sacra, com a imagem do Sagrado Coração de Jesus, o Morro da Cruz, a Gruta de São João Maria, as cachoeiras, as pousadas, praças, cinema, comércio, grupos étnicos, a festa da Costela, a festa do Steinhaeger, a guerra do Contestado e outras maravilhas. A integração segundo os dois prefeitos, será a “cereja do bolo”. Os prejuízos de se ter uma locomotiva a vapor estacionada, são incalculáveis. A afirmação é do Conselho de Desenvolvimento do Turismo de União da Vitória, que trabalha com a expectativa de ter a Maria Fumaça como carro chefe do turismo em União da Vitória desde 2010.

O projeto envolvendo a Locomotiva 310, a “Paulistinha”, no incremento do turismo de União da vitória emperrou na burocracia da América Logística Ltada (ALL), hoje empresa Rumo. Em maio de 2015, o então secretário o Secretário de Turismo (Indústria e Comércio), Luilson Schwartz, tentava obter a concessão do trecho da ferrovia em que a locomotiva precisava para percorrer  entre União da Vitória e o Km 13, em porto União. Depois de sucessivas reuniões, as negociações nunca avançaram.

Locomotiva “gringa”

A locomotiva foi construída nos Estados Unidos em 1913 e batizada com o número 310, é uma das poucas máquinas a vapor existentes no Brasil. Sua caldeira é tocada a lenha. O estoque de água e madeira fica no compartimento traseiro, chamado “tender”. A Maria Fumaça ficou instalada na Praça Visconde de Nácar da década de 1970 até meados de 2005, quando foi restaurada pela Associação dos “Amigos do Trem”, de União da Vitória e Porto União, que se utilizaram dos investimentos dados pelo Ministério do Turismo para pôr a locomotiva novamente nos trilhos.