Dona Anizia é um dos destaques do Festival de Pesca ao Lambari

·
Atualizado há 8 anos

????????????????????????????????????
Dona Anizia. (Foto: Assessoria).

O Festival de Pesca ao Lambari, realizado na Praça Campolim Ramos, no Bairro Navegantes é uma competição tradicional, em União da Vitória. O evento, geralmente ocorre no mês de março, durante a programação de aniversário do município. Entretanto, neste ano, o Festival foi realizado na manhã do último domingo, 1º de maio, em homenagem ao Dia do Trabalhador. No mês de março o nível do Rio Iguaçu, local da competição, estava elevado, inviabilizando a realização do evento.

Além de ser uma competição, o Festival de Pesca ao Lambari se torna um ponto de encontro de amigos. Enquanto os competidores pescavam, outras pessoas estavam na torcida e havia ainda àquelas que foram até o local do Festival para conversar com os amigos e tomar chimarrão.

Mais de 60 pescadores participaram da competição. E, quem se destacou foi dona Anizia Zaboroski. Ela conquistou quatro troféus, sendo maior número de lambaris pescados nas categorias feminino e geral adulto (28), pescadora acima de 60 anos e maior lambari (14,05 centímetros).

Já a família Kosera levou dois troféus para casa. Na categoria maior número de integrantes (seis) essa foi a quinta premiação seguida. O outro troféu foi conquistado pela dona Tecla, na categoria participante mais idosa, 89 anos.

A Jaqueline Ribeiro Miranda também conquistou dois troféus, um na categoria sub 10 e outro na categoria mais nova pescadora, 8 anos. O mais novo pescador foi Pedro Joaquim Ribeiro, 4 anos. Pedro Henrique Neto e Carlos Henrique Reolon também foram premiados com o maior número de lambaris pescados em suas respectivas categorias, sub 10 e sub 15 masculino.

Hélio Domaradki também conquistou dois troféus, maior número de lambaris pescados nas categorias adulto masculino e no geral masculino (14 lambaris). Com 77 anos, o pescador mais idoso foi seu José Fostner. O mais idoso com o maior número de lambaris pescados foi Alcides Miranda. E, o menor lambari (5,05 centímetros) foi pescador por Paulo Henrique de Jesus.

O chefe de Gabinete e secretário municipal de Meio Ambiente, Sidnei Cieslak, prestigiou o evento, e na ocasião representou o prefeito, Pedro Ivo Ilkiv. Ele parabenizou a equipe da Secretaria Municipal de Esportes, chefiada por José Pedro Walck, pela organização do evento e aos pescadores pela participação na competição.