Escola é a primeira instituição municipal no Brasil a implantar o Futscac

·
Atualizado há 9 anos

mallet-futsac-escola
(Foto: Assessoria).

Na quinta-feira, 30, a escola municipal Orlando de Carvalho, de Mallet, comemorou a inserção do Futsac nas aulas de educação física. De acordo com o professor Marcos Juliano Ofembock, presidente da Confederação Brasileira de Futsac e criador da modalidade, a instituição é a primeira escola municipal no país a introduzir a modalidade em seu currículo. “Mallet está à frente dos outros municípios brasileiros ao implantar em suas escolas municipais o Futsac, que é o primeiro esporte da história criado no estado no Paraná”, observou o professor.

Para o prefeito de Mallet, Rogério da Silva Almeida, o esporte representa uma parte importante no processo de desenvolvimento da cidadania. “Valorizamos o esporte em nosso município porque além de desenvolvermos atletas, através da prática esportiva formamos cidadãos. É com muita alegria que hoje recebemos uma nova modalidade em nossa rede municipal de ensino”, observou o prefeito.

Durante a cerimônia, os estudantes puderam acompanhar uma demonstração da prática do esporte. Também participaram do evento os professores Mario Rodrigo Ofembock – presidente da Federação Paranaense de Futsac e Marcelo Skrzyszoski; as diretoras das escolas da rede municipal de ensino, secretários municipais e o diretor municipal de Esportes, Valdeci Ezequiel.

FUTSAC

O Futsac é praticado com uma pequena bolinha de crochê recheada de plástico granulado reciclado, em uma quadra que mede 10 metros x 5 metros, com uma rede divisória de 1,5 metros de altura. As bolinhas são confeccionadas pelas crocheteiras da associação curitibana de crochê.

O objetivo do jogo é derrubar a bolinha no campo adversário, sem utilizar as mãos. É permitido o uso dos pés, pernas, tronco e cabeça para tocar na bolinha. São disputados 3 sets até 21 pontos.

O futsac é uma modalidade de esporte criada em Curitiba, sendo o único esporte genuinamente brasileiro. A modalidade já foi reconhecida pelo Ministério do Esporte e será homologada como o primeiro esporte do mundo criado no século XXI.