Copa do Brasil: 80 times, e um claro favorito

·
Atualizado há 6 anos

Copa do Brasil via Facebook
Copa do Brasil via Facebook

A Copa do Brasil é muito importante para o país em diferentes aspectos, pois além de reunir equipes de todas as divisões num único torneio, tem um prêmio em dinheiro muito generoso e abre as portas das grandes competições sul-americanas.

Sendo um dos torneios mais marcantes devido à sua espetacularidade e seu formato mata-mata, a Copa do Brasil se torna um dos troféus mais cobiçados a cada ano pelos jogadores brasileiros.

Com um prêmio de R$50 milhões para o campeão e um passe direto para a Copa Libertadores em 2019, a Copa do Brasil de 2018 exige que as equipes das divisões inferiores coloquem no gramado o melhor que seus jogadores possam oferecer, enquanto dos times do Brasileirão se exige que tenham mais de duas equipes prontas para competir em todos os torneios.

Um exemplo disso é a recente convocatória de Tite para os amistosos da seleção em setembro, como informado pelo Globoesporte, contra os Estados Unidos, no dia 7, e contra El Salvador, no dia 11. Apesar de Tite ter comentado na coletiva de imprensa em que fez o anúncio da convocatória, que ele tentou ser o mais justo possível com os jogadores e suas equipes, os clubes participantes das rodadas finais da Copa do Brasil serão afetados pelas baixas de jogadores muito importantes.

Neste contexto, Cruzeiro, Flamengo, Corinthians e Palmeiras são os protagonistas da fase final da Copa do Brasil, e aqueles que mais precisam ter jogadores extras para cobrir as chamadas de Tite para a equipe nacional.

Os amistosos afetam os participantes do torneio local, já que Dedé (Cruzeiro), Fagner (Corinthians) e Lucas Paquetá (Flamengo) foram convocados para a equipe nacional, e após o trabalho realizado pelos times dentro da Copa do Brasil, como relatado no site Notícias Futebol, essas equipes terão de procurar cobrir as baixas da melhor maneira possível se quiserem avançar no torneio, garantir seu posto na próxima Copa Libertadores, e receber o prêmio de R$50 milhões do torneio.

A este respeito, os três clubes afetados já se expressaram contra a chamada de seus principais jogadores por Tite, já que a seleção vai enfrentar jogos amistosos e as equipes estão buscando vencer uma Copa que pode trazer-lhes muitos benefícios.

No entanto, a única equipe que participa da rodada final da Copa do Brasil e que não foi afetada pela convocatória de Tite, foi o Palmeiras. O fato de não ter jogadores convocados para a seleção poderia ser visto como algo ruim para uma equipe tão grande quanto o Verdão, mas o Palmeiras está em um de seus momentos mais promissores do ano.

Com a chegada de Luiz Felipe Scolari à frente do Verdão pela terceira vez, a participação do time promete na atual Copa Libertadores. A boa passagem que a equipe tem no Brasileirão sob o comando de Felipão valoriza a sua base de jogadores. Além disso, e como mostrado pelo site UOL, incluiu o reforço do japonês Sasaki, de modo que o técnico irá observá-lo e mantê-lo como uma opção extra, para procurar vencer todas as competições.

Devido à sua estratégia de desenvolvimento de talentos, o Palmeiras é o favorito para conquistar a Copa do Brasil e todos os benefícios que essa conquista traz com ela.