Jads & Jadson: buscando o resgate das raízes com roupagem contemporânea

bandas-novas-jads-e-jadsonClassificar a dupla sertaneja Jads & Jadson como “nova” é ser um pouco injusto. Na estrada há 11 anos, os irmãos de Catanduvas (PR) já tocaram pelo Brasil inteiro e acabaram de lançar seu terceiro DVD. Foi apenas a partir de 2013, no entanto, que o conjunto se transformou em fenômeno nacional com o hit “Jeito Carinhoso”. Vamos conhecer a trajetória da dupla?

Jads & Jadson nasceram em Catanduvas e desde cedo mostraram interesse pela música: gostavam de Milionário & José Rico e outras duplas clássicas. A inclinação não era à toa: o pai, que tocava viola caipira, os batizou assim exatamente porque acreditava que um dia teria filhos que cantassem música sertaneja. Ainda crianças, mudaram-se para Ponta Porã, onde os irmãos participaram de festivais de música e começaram a mostrar seu talento para o mundo.

A dupla se formou oficialmente em 2003 e neste mesmo ano gravou um álbum de forma independente, com músicas autorais — “Jads & Jadson Acústico”. Enquanto os artistas do gênero presenciavam e seguiam a ascensão do sertanejo universitário e a “invasão” de ritmos como o arrocha, Jads & Jadson iam na contramão: os irmãos sempre quiseram resgatar as tradições do sertanejo de raiz.

A primeira música a tocar nas rádios foi uma versão de “Com Todos Menos Comigo”, dos Menudos, seguida de “Cara Na Porta” e “Coração Idiota”. Enquanto as composições não chegavam aos ouvidos do mundo, Jads & Jadson trabalhavam sua música, buscando uma identidade própria. Em 2009, fizeram covers inusitados como “O Amor Não Deixa”, de Wanessa e “Na Sua Estante”, de Pitty. Neste mesmo ano gravaram o primeiro DVD ao vivo, que conquistou o público do nicho.

A música “Eucaliptos” começou a tocar nas rádios sertanejas e a dupla passou a ser conhecida. Quatro anos depois, o single “Jeito Carinhoso” caiu de vez no gosto da galera e foi uma das mais tocadas em 2013. O clipe teve mais de 4 milhões de visualizações e as redes sociais começaram a bombar.

Com informações do Portal Pop